Pandemia

Casos de Covid-19 sobem 15,7% em um dia no país e chegam a 7,9 mil

Letalidade do coronavírus no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é de 3,8% dos casos confirmados; São Paulo soma mais óbitos, total de 188

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Profissional higieniza área em prevenção ao coronavírus
Profissional higieniza área em prevenção ao coronavírus (coronavirus)

Brasília - O Brasil chegou a 7.910 casos confirmados de coronavírus nesta quinta-feira, 2, um crescimento de 15,72% em relação aos 6.836 registrados no dia anterior, e tem 299 mortes em decorrência da Covid-19, um aumento de 59 em comparação com a véspera, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A letalidade do coronavírus no Brasil, de acordo com o ministério, é de 3,8% dos casos confirmados. São Paulo mantém a maior parte dos registros, com 3.506 casos e 188 óbitos.

Equipamentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quinta-feira que o governo brasileiro fez uma grande compra de equipamentos de proteção individual para auxiliar no combate à pandemia de coronavírus e que, se essa compra chegar ao país, a situação em termos de abastecimento ficará mais confortável.

Mandetta disse em entrevista coletiva que, no momento, os Estados estão bem abastecidos, mas alertou que o mercado para esses itens mudou com a pandemia de coronavírus e que mesmo compras com contratos já assinados não estão sendo concretizadas com a entrega dos produtos em alguns casos,

“Nós conseguimos fazer uma compra internacional e estávamos com ela adiantada... o primeiro lugar disse não, o segundo disse não, nós estávamos preocupados. Ontem, no final da tarde, o quinto lugar dessa compra disse que firmaria, que entrega em 30 dias. É uma compra muito grande, suficiente para mais de 60 dias”, disse o ministro.

“Todos os nossos estados estão abastecidos com bom grau de abastecimento”, acrescentou o ministro, afirmando que dada a situação atual, só comemorará a compra de equipamentos quando eles forem entregues.

Mandetta disse ainda que o governo federal tem preparada uma logística que inclui o envio de aeronaves à China, se necessário, para buscar equipamentos de proteção individual e respiradores para tratar os pacientes contaminados pelo coronavírus no Brasil.

Profissionais
O Ministério da Saúde publicou portaria ontem, 2, instituindo o programa Brasil Conta Comigo. A iniciativa vai organizar a atuação de trabalhadores da área da saúde em ações de apoio à prevenção e ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).São abarcados no conceito de profissionais de saúde os trabalhadores das seguintes carreiras: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

Profissionais dessas áreas serão colocados em um cadastro geral, que poderá ser consultado pelas autoridades de saúde para o planejamento de suas iniciativas. A informação sobre esses trabalhadores deverá ser repassada pelos respectivos conselhos profissionais. Essas entidades também deverão orientá-los a preencher o formulário do programa.

Eles serão capacitados nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde e vão contribuir nas ações de combate ao novo coronavírus. A capacitação será realizada por meio de atividades de educação a distância (EAD).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.