Pandemia

Morte por coronavírus ocorre nove dias após confirmação do 1º caso no MA

Primeiro caso confirmado da Covid-19 foi registrado no dia 20 de março; primeira morte teve como vítima um homem com histórico de hipertensão, segundo a SES; já são 22 casos confirmados e 663 suspeitos da doença

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Primeira morte por coronavírus no Maranhão ocorreu  na UPA da Cidade Operária
Primeira morte por coronavírus no Maranhão ocorreu na UPA da Cidade Operária (UPA CO)

Neste domingo, 29, foi registrada a primeira morte por coronavírus em São Luís e no Maranhão, segundo confirmado pelo secretário Carlos Eduardo de Oliveira Lula, titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A notícia pegou muita gente de surpresa. A vítima tinha histórico de hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, que se enquadra no denominado grupo de risco, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O óbito ocorreu nove dias após a comprovação do primeiro caso da Covid-19 no estado, fato registrado em 20 de março.

A primeira morte teve como vítima um homem de 49 anos, conforme a SES. De acordo com informações apuradas por O Estado, ele chegou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária, em São Luís, com graves sinais de insuficiência respiratória. Como o quadro clínico estava crítico, as equipes médicas nada puderam fazer para aliviar os sintomas. O paciente morreu lá mesmo.

Nas redes sociais, o secretário Carlos Lula não deu mais detalhes sobre o paciente, sob a alegação de respeito ao protocolo clínico. Na manhã desta segunda-feira, 30, às 10h, o Governo do Estado concederá entrevista à imprensa, no Palácio dos Leões, na capital, sobre os casos de coronavírus no Maranhão.

Tendência de aumento
Recentemente, o governador Flávio Dino (PCdoB) havia alertado para a tendência de elevação das notificações de coronavírus no estado, apesar das medidas adotadas com relação ao isolamento social, como o fechamento de estabelecimentos comerciais, exceto aqueles considerados essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas. Até o momento, já são 22 casos confirmados e 663 suspeitos de Covid-19 no estado.

No Hospital São Domingos, em São Luís, há quatro casos confirmados, porém, dois pacientes estão em isolamento domiciliar. Os outros dois permanecem internados. Outros 13 estão internados, naquele hospital, com suspeita da Covid-19. Ademais, oito já foram descartados. A aceleração da curva de casos segue uma tendência nacional, pois novas notificações no Brasil surgem a todo momento. No país, já são mais de 110 mortos e 3.900 infectados, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Grupo de risco
Segundo a OMS, algumas pessoas são mais suscetíveis ou vulneráveis ao coronavírus. Esse grupo de risco inclui idosos, diabéticos e hipertensos, além de quem possui insuficiência renal crônica, respiratória crônica e doença cardiovascular. Quem tem acima de 60 anos também está entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos. Isso aconteceu porque, conforme infectologistas, o sistema imunológico dos mais velhos costuma ser deficiente por causa da idade.

Além disso, os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais. No organismo dos idosos, há menos anticorpos, pois as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes. Segundo o infectologista Kleber Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a deterioração do sistema imunológico pela idade é chamada de imunossenescência.

Já com relação aos hipertensos, uma série de fatores colabora para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o vírus pode afetar o músculo cardíaco dos pacientes, que já têm o coração sobrecarregado, e causar miocardite (inflamação do miocárdio). Também pode gerar necrose pulmonar, com acúmulo de líquido no pulmão.

Por este motivo, é importante que o hipertenso esteja com a pressão arterial controlada, com as vacinas em dia e procurar ajuda médica imediatamente após o aparecimento do primeiro sintoma.

Sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais do coronavírus são, principalmente, respiratórios, semelhantes a um resfriado. A Covid-19 também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o SARS-CoV-2 ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sintomas da doença. Os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, coriza, tosse seca e dificuldade para respirar.

Por isso, é importante o isolamento social, uma vez que impede a concentração de pessoas em um ambiente público ou privado. De acordo com a professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e médica infectologista Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, aglomeração significa a presença de pelo menos três pessoas no mesmo espaço físico.

“O vírus é eliminado por secreções, que nós chamamos de gotículas. Essas gotículas caem no ambiente, ou porque a gente leva por meio das nossas mãos, quando estamos com o vírus, para o ambiente, por exemplo”, explicou ela.

Ainda segundo a infectologista, uma máquina de cartão de crédito ou uma maçaneta de porta podem conter o coronavírus a partir do toque das nossas mãos, quando estão repletas da Covid-19. “Quanto menos pessoas estiverem circulando com sintomas e contaminando esses ambientes, melhor. Então, você não sabe, por exemplo, se está com sintoma respiratório, você não sabe se isso é uma gripe, se é um resfriado comum ou se é o coronavírus. Então, você pode estar disseminando pelo ambiente. Como não se sabe quais pessoas estão contaminadas, o importante é realmente que as pessoas não circulem. Esse é o momento em que precisamos ter serenidade, bom senso, para enfrentar essa situação”, frisou a
professora da UFMA.

NÚMEROS

22 casos confirmados de coronavírus no MA
663 casos suspeitos por coronavírus no MA
1 caso de morte por coronavírus no MA, na capital, São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.