Coronavírus

BC anuncia subsídio à folha de pagamento de empresas

Governo Federal também prepara medida para permitir que a autoridade monetária faça compra direta de crédito, iniciativa que demanda aprovação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Dinheiro)

Brasilia - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta sexta-feira um programa de R$ 40 bilhões para financiamento subsidiado a folha de pagamento das empresas com recursos do Tesouro e dos bancos e disse que o governo prepara medida para permitir que a autoridade monetária faça a compra direta de crédito, a exemplo do que feito por outros bancos centrais do mundo.

“Hoje em dia BC brasileiro não tem essa capacidade, máximo que pode fazer é injetar liquidez no sistema”, afirmou Campos Neto sobre a compra direta de crédito, acrescentando que a iniciativa demanda a aprovação de uma emenda constitucional.

O programa de financiamento de folhas de pagamento terá prazo de dois meses e será voltado a pequenas e médias empresas, disse Campos Neto. A taxa será de 3,75% ao ano, com zero de spread, afirmou.

O programa será financiado pelo Tesouro, que entrará com 17 bilhões de reais por mês, e pelos bancos, que contribuirão com 3 bilhões de reais. O BNDES será responsável pela operacionalização.

Mortes

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil avançou para 92 nesta sexta-feira, um aumento de 15 óbitos, ou cerca de 19%, em relação ao levantamento da véspera, informou o Ministério da Saúde.

Os casos confirmados de Covid-19 no país atingiram 3.417, o que representa um aumento de 502, ou 17%, em relação aos registrados até quinta-feira, acrescentou a pasta.

São Paulo segue como o Estado com o maior número de casos confirmados de Covid-19 no país, 1.223, aumento de 171 —ou 16%— na comparação com o dia anterior.

O Rio de Janeiro vem na sequência, com 493 casos, ante 421 verificados na véspera.

O Sudeste concentra 57% dos casos confirmados de coronavírus no país, de acordo com dados do ministério, enquanto o Norte aparece na outra ponta, com apenas 4% das infecções.

Ainda segundo a pasta, a taxa de letalidade do Covid-19 no Brasil é de 2,7%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.