Coronavírus

Atendimento domiciliar reduz o risco de contágio em pacientes

Em casos de complexidade média, podem ser realizados procedimentos como hidratação, para melhorar o quadro de saúde do paciente

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dr. Igor Calegar explica que o atendimento é feito de forma completa, para que o paciente não tenha seu quadro de saúde agravado
Dr. Igor Calegar explica que o atendimento é feito de forma completa, para que o paciente não tenha seu quadro de saúde agravado (igor vitalmed)

O contato entre as pessoas é uma das formas de transmissão do novo coronavírus, conhecido como Covid-19 ou SARS-CoV-2, que foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, na Ásia. Como forma de prevenir o contágio da doença, existe a opção do atendimento domiciliar, que está sendo muito utilizado na região metropolitana de São Luís. Uma equipe médica se desloca até a residência do paciente e realiza os procedimentos necessários, para que o morador, em quadros leves, não se exponha a riscos nos hospitais.

Um desses atendimentos é realizado pela VITALMED, localizado em São Luís, às margens da Avenida dos Holandeses. De acordo com o médico Igor Calegari, a orientação é oferecida durante 24 horas, de domingo a domingo. Uma equipe, assim que acionada, comparece à residência da pessoa que solicitou, para averiguar o quadro clínico do paciente. Em caso de necessidade, ele é levado ao hospital, mas somente quando a opção da consulta domiciliar não for mais suficiente.

“A nossa base atende a ligação. A equipe faz a triagem do paciente. Se é um caso passível de orientação médica somente por telefone, essa assistência ocorre dessa forma. Mas, se a situação pedir a ida do médico ao domicílio, a equipe se desloca até o imóvel, para o atendimento”, explicou Igor Calegari. Os profissionais que comparecem à residência do cliente são médicos, enfermeiros e o condutor do veículo da empresa (socorrista), primeira do Norte/Nordeste que oferece o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), de acordo com o entrevistado.

Sintomas de coronavírus

Segundo Igor Calegari, a VITALMED não realiza exame para detecção de infecção por coronavírus, pois esse procedimento é realizado por laboratórios especializados. Porém, em situações que indicam uma possível contaminação pelo Covid-19, o atendimento é feito de forma completa, para que o paciente não tenha seu quadro de saúde agravado. “Nós podemos fazer a remoção do cliente ao hospital de preferência dele. Temos um protocolo de atendimento. Nos casos graves, torna-se necessário um cuidado maior”, declarou o médico.

Segundo o médico, os sintomas do coronavírus são semelhantes aos de um quadro gripal comum, mas varia um pouco, dependendo do paciente. As manifestações no corpo podem ser leves, moderadas e graves, com possibilidade de insuficiência respiratória. O atendimento domiciliar, nesse contexto, é uma alternativa para quem opta pelo isolamento social, fundamental para conter a pandemia do Covid-19, cujo período de incubação no corpo humano varia de 2 a 14 dias.

“Os clientes que contratam o serviço já podem fazer as chamadas e serão orientados pelo médico. A equipe conduz o caso da melhor forma possível. Todos os equipamentos necessários para o atendimento são levados. Em casos de média complexidade, pode ser feita a hidratação ou alguma intervenção para melhorar o quadro do paciente. A equipe segue todos os protocolos de higienização”, pontuou o médico da VITALMED, cujo número para contato é o 4020-3233.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.