Exames

Professor do Ceuma é referência nas ações de combate ao coronavírus no Maranhão

Lídio Gonçalves Lima fez treinamento do Ministério da Saúde e foi capacitado para realizar o diagnóstico molecular do vírus que provoca o Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O pesquisador da Universidade Ceuma, Lídio Gonçalves Lima
O pesquisador da Universidade Ceuma, Lídio Gonçalves Lima (Dr. Ceuma)

SÃO LUÍS- A pedido do Ministério da Saúde foi realizado um treinamento entre os laboratórios centrais de 27 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, onde foi escolhido uma referência de cada estado para ser capacitado para realizar o diagnóstico molecular do vírus que causa o Covid-19, doença do novo coronavírus. No Maranhão, o escolhido foi o professor da Universidade Ceuma, Dr. Lídio Gonçalves Lima Neto, que implementará no Laboratório Central do Estado do Maranhão.

“O treinamento me capacitou, tanto na parte prática quanto na teórica, para fazer o diagnóstico molecular da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS - COV 2) que é responsável pelo Covid-19. Vou trazer uma técnica que é a única disponível para diagnosticar e, também, estratégias para controle dessa pandemia”, disse Lídio.

Antes de ir ao encontro com os demais pesquisadores do Brasil, realizado no Instituto Evandro Chagas, no Pará, o docente reuniu alunos e professores do curso de Farmácia e Biomedicina da Universidade Ceuma para esclarecer e desmistificar todas as dúvidas geradas sobre o novo Covid-19, além de abordar o poder de infecção e como prevenir esse tipo de infecção pelos bons hábitos de higiene pessoal. Lídio orientou os alunos, que são futuros profissionais da área da saúde e pesquisadores, os principais exemplos de como evitar a transmissão e de que forma os alunos da IES contribuirão para a sociedade com orientação e tirando dúvidas.

Laboratórios

Os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) dos 26 estados e do Distrito Federal estão aptos, a desde a quarta-feira (18), a realizarem exames para o coronavírus como parte do esforço da Saúde no enfrentamento à doença. A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico do coronavírus para todo o país. As capacitações, que estavam sendo realizadas desde fevereiro deste ano, foram finalizadas hoje em evento de encerramento, em Belém (PA).

“Este é o ano dos laboratórios, pois eles fazem parte do sistema nervoso do sistema de vigilância em saúde. Vamos revitalizar os laboratórios, com mais automação, mais possibilidades de garantir resultados eficientes e precisos. O cidadão tem direito de receber o resultado do exame de forma mais rápida e eficaz e, para isso, precisamos de qualidade técnica", destacou o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, que esteve na cerimônia de encerramento das capacitações, em Belém (PA).

O Ministério da Saúde cumpre o plano de trabalho para o aumento da capilaridade de diagnósticos para além dos laboratórios de referência, que hoje são a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Testes Diagnósticos

Os testes são produzidos em regime de prioridade pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com produção semanal e a distribuição se dá na mesma proporção, ou seja, também são enviados aos estados semanalmente.

A produção atual é de 3,5 mil a 4 mil testes a cada três dias e segue as boas práticas de produção de insumos para diagnóstico. A produção está sendo escalonada para aumento da capacidade de fabricação. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.