Higienização

Como limpar o celular para se proteger do coronavírus?

Aprenda alguns passos simples podem auxiliar na higienização do seu aparelho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Se o celular é sujo, é importante que ele seja higienizado com mais cuidado em tempo de coronavírus
Se o celular é sujo, é importante que ele seja higienizado com mais cuidado em tempo de coronavírus (limpar celular)

São Paulo - Os cuidados básicos que todos devem tomar para evitar a contaminação do novo coronavírus vão além do uso do álcool em gel nas mãos e o isolamento. Também deve-se levar em consideração a higienização correta de todos os objetos tocados no dia a dia, entre eles, o próprio smartphone, que tem potencial para ser um hospedeiro momentâneo do vírus. O tempo de uso desses aparelhos pode aumentar devido ao número de profissionais trabalhando em casa, que estão em quarentena ou que utilizam o aparelho para se manter informado o tempo todo.

Segundo última pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. Entre os aparelhos, o uso de smartphone se destaca: são 230 milhões de celulares ativos no País. Para ajudar a conter o grande índice de contaminação, a Yesfurbe , plataforma de compra e venda de smartphones refabricados, separou algumas dicas sobre como fazer a limpeza correta do seu aparelho e combater o coronavírus:

1. Realize a limpeza com o aparelho desligado

A umidade dos produtos usados para a limpeza pode se infiltrar no celular e percorrer circuitos eletrônicos causando grandes danos.

2. Use álcool isopropílico 70%

O álcool isopropílico com concentração de 70% tem maior efeito bactericida. Não é recomendável submergir ou jogar diretamente o produto no aparelho. O ideal é aplicar com um pano apropriado.

3. Use somente panos que não soltem fios

Microfibra é o material mais recomendado para evitar acúmulo de fiapos nos plugs do celular.

4. Higienize as capinhas

Se elas forem de plástico, silicone ou material semelhante, basta lavar com água e sabão e deixar secar. Outros materiais que nãos sejam os citados acima, como couro, por exemplo, devem ser limpos com produtos específicos.

Essas passos devem ser feitos diariamente e, apesar de o indicado ser não entregar o celular na mão de outra pessoa, caso isso ocorra, repita o procedimento imediatamente.

ATENÇÃO

  • Desligue o celular;
  • Remova todos os acessórios e cabos do celular;
  • Deixe o pano levemente úmido com o produto de limpeza adequado;
  • Passe o pano suavemente sobre superfície externa e a tela do seu celular;
  • Deixe secar por alguns minutos antes de ligá-lo novamente.

Dúvidas
Tire suas dúvidas sobre limpar seu celular e os acessórios

Quando se fala em limpar seu celular e os acessórios, existem algumas dúvidas sobre produtos. Pensando nisso, trazemos algumas questões sobre o assunto, veja a seguir.

  • Limpar tela é seguro?
Lojas de papelaria, informática ou eletrônicos vendem produtos para limpeza de telas, desde computador, monitores e smartphones. Estes produtos podem ser usados, pois são produzidos com base de álcool isopropílico.

  • Quais produtos são indicados?
Assim como o álcool isopropílico puro, o ideal é usar panos que não agridam a tela. O ideal é utilizar aqueles que são específicos para os eletrônicos e telas.

  • Qual a frequência de limpeza?
Apesar do álcool isopropílico e ácido acético não prejudicar o celular é preciso ter atenção à quantidade de limpeza.

Quando for utilizar estes produtos o ideal é realizar pela menos uma vez na semana.

  • Como fazer limpeza da carcaça?
Para a limpeza procure usar um cotonete novo e limpo para remoção dos resíduos das conexões na parte USB, de áudio, microfone e saída de som.

  • Limpeza da capa
Para limpar a capa é preciso verificar qual o tipo de material. Para as de TPU transparente ou clara é possível lavar com esponja e deixar secar. Se estiver amarelada utilize bicarbonato de sódio, vinagre e deixe secar.

As cases de plástico resistente podem ser limpas com água corrente e detergente e devem ser secas com pano.

Para a TPU escura, lave apenas com água corrente e detergente e seque com pano. Já as de couro, use pano de microfibra, borrifado com meio copo de água corrente e duas gotas de detergente. Para que o couro fique hidratado use um creme hidratante sem cheiro e esfregue no couro.

  • Limpeza dos cabos de smartphone
Para os cabos, procure desligar dos dispositivos e use um pano de microfibra e álcool isopropílico. Passe nos componentes e caso não limpe, utilize uma esponja macia. Após, utilize um pano seco para secagem.

  • Limpar os fones de ouvido
Siga as instruções dos cabos, porém, tome cuidado para não molhar a áreas de controle.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.