Educação alimentar

Saiba como deixar a alimentação dos filhos muito mais saudável

É em casa que começa a educação alimentar; desde cedo as crianças seguem os exemplos dos pais, inclusive na mesa.; nutricionista dá dicas para tornar as refeições das crianças mais nutritivas e agradáveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Desde cedo as crianças seguem os exemplos dos pais, inclusive na mesa; incluí-los na preparação também é bom
Desde cedo as crianças seguem os exemplos dos pais, inclusive na mesa; incluí-los na preparação também é bom (nutrição)

SÃO PAULO - Entre uma fruta e uma fritura, os pais enfrentam o desafio de manter a alimentação saudável das crianças. Com a correria do dia a dia e a rotina escolar, montar uma lancheira nutritiva, saborosa e equilibrada demanda criatividade e dedicação dos responsáveis para completar essa importante missão.

Um levantamento realizado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que uma em cada três crianças, entre 5 e 9 anos, está acima do peso. Está situação não é só no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de crianças obesas no planeta chegará em 75 milhões em 2025. Para os pequenos, esse problema pode potencializar o surgimento de algumas doenças, como hipertensão e diabete, o que reforça a importância dos pais
acompanharem de perto a alimentação dos filhos.

A nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo , rede de lojas que busca promover saúde e bem-estar por meio de produtos saudáveis, traz dicas para deixar as refeições dos pequenos mais nutritivas, mesmo na escola.

As frutas são grandes aliados
Cheias de vitaminas, minerais e fibras, as frutas são excelentes opções para incluir no lanche das crianças. "A melhor opção para o consumo é in natura, porém variar com desidratadas vai ajudar a apresentar novos sabores para os seus filhos e compor um lanche escolar nutritivo", destaca a nutricionista.

Uma boa dica é fazer um mix de frutas desidratadas com oleaginosas, como castanhas, amêndoas, pistache, amendoim. Além de ricas em nutrientes, são fontes de gordura boa que auxiliam no controle do colesterol e proporcionam saciedade.
Nas estações mais quentes, como o verão, os sucos naturais de frutas são opções saudáveis para substituir e evitar os refrigerantes, quando possível sem adicionar o açúcar.

Escolha snacks saudáveis
Na corrida por praticidade e economia de tempo, incluir na lancheira dos filhos doces, chocolates e salgadinhos pode ser tentador, mas existem outras opções mais saudáveis e mesmo assim práticas. "Na hora da compra escolha os snacks como chips de coco, cookies integrais de cacau, entre outras que vão agradar o paladar das crianças".

As oleaginosas e cereais são uma ótima opção para um lanche prático dos filhos. "Eles são muito nutritivos e saborosos. Uma pequena porção diária ainda vai ajudar a combater doenças cardíacas e diabetes. Para deixar ainda melhor, combine as castanhas ou cereais com iogurte natural" completa a nutricionista.

O exemplo vem dos pais
É em casa que começa a educação alimentar. Desde cedo as crianças seguem os exemplos dos pais, inclusive na mesa. "Se os responsáveis pulam refeições e não seguem uma dieta equilibrada, dificilmente os filhos aceitaram um cardápio saudável", alerta Ellen.

A nutricionista aconselha incluir no cardápio alimentos integrais, que além dos benefícios a saúde, trarão maior saciedade para a família e assim evitar o consumo de guloseimas fora do horário das refeições.

Assim como na escola, estabeleça os horários para as refeições em casa. "Não deixe nenhuma hora de comer para traz. Torne esses momentos importantes para a família, o café da manhã, almoço e jantar", completa a nutricionista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.