Saúde e Bem-estar

Atenção à imunidade é o melhor método para evitar doenças

Garantir o pleno funcionamento do sistema de defesa do corpo é indispensável para manter a saúde em tempos de pandemia, recomenda profissional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
COM a pandemia, é preciso manter o sistema imunológico em alerta
COM a pandemia, é preciso manter o sistema imunológico em alerta (imunidade)

Imagine que a imunidade do corpo humano seja um carro. Para que funcione adequadamente, desde a partida à frenagem, peças, combustível, nível de água, equipamentos de segurança, entre outros, precisam estar em conformidade às necessidades do veículo, sem o qual, são acentuados os riscos de acidentes. Pois bem, neste cenário, podemos considerar que vitaminas, proteínas e minerais são alguns dos principais responsáveis por manter esta engrenagem em funcionando perfeitamente, garantindo a proteção do organismo contra infecções ou doenças.

Para garantir esta defesa de que o organismo necessita por conta própria, o corpo humano possui uma habilidade chamada Homeostasia, isto é, consegue manter o meio interno em equilíbrio quase constante, mesmo que ocorram alterações no ambiente externo. No entanto, esta capacidade pode ser corrompida por fatores diversos, como má alimentação, uso de substâncias tóxicas, sono e prática de atividade física irregular ou insuficiente, entre outros fatores que influenciam diretamente na imunidade do organismo, podendo deixá-lo exposto a uma série de doenças, como viroses e infecções.

Medicina Integrativa
Considerando o atual cenário do planeta, o medo pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19 ou Sars-Cov-2) aliado ao receio pelos quadros gripais, como os de H1N1 e H3N2, comuns a esta época do ano, levantam uma preocupação ainda maior: como manter o organismo imune dessas ameaças externas? De acordo com a médica Hosana Reis é essencial redobrar a atenção aos cuidados com a saúde e priorizar as necessidades do sistema imunológico, reforçando a tese de que prevenir é melhor que remediar.

“A medicina integrativa é uma aliada indispensável para analisarmos a situação de cada paciente de forma mais abrangente. Na avaliação clínica, conversamos com o paciente sobre sua rotina pois, em época de pandemia é preciso manter o sistema imunológico em alerta e a alimentação, a higienização do sono, as taxas de hormônios, suplementos, vitaminas e minerais em equilíbrio é que possibilitam a organização do metabolismo e, consequentemente, proporcionam uma resistência imunológica adequada”, esclareceu a especialista
.
Cuidados contínuos
Em outra analogia entre o organismo humano e o maquinário que compõe o automóvel, é comum, a ambos, o envelhecimento e, para que continue em pleno funcionamento, é necessário que a visita ao médico tenha a mesma importância que a ida à oficina mecânica. Para se ter ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 a população brasileira somava 24 milhões de pessoas com mais de 60 anos - idade em que o organismo passa a requerer cuidados ainda mais especiais. Outra estimativa surpreendente é a de que até 2050, o país poderá ter 64 milhões de idosos, ou seja, um quarto de sua população.

Felizmente, assim como novidades automobilísticas surgem frequentemente, tratamentos preventivos e especializados de saúde também vêm incrementando protocolos no intuito de proporcionar um envelhecimento mais saudável. Contudo, vale ressaltar: existe uma caminhada para se conseguir alcançar a idade idosa e prevenção aos males, diga-se de passagem, devem ser evitadas desde muito cedo.

“Nos atendimentos que chamamos 360º, são abrangidas as especificidades de cada indivíduo, desde seus hábitos de vida ao ambiente social em que está inserido, porque há estudos que comprovam que o ambiente pode modular e alterar os genes de uma pessoa. Neste contexto, de analisar os processos fisiológicos acontecendo no corpo e perceber se já são patológicos por meio de mensurações precoces, é que podemos identificar meios de melhorar as condições do organismo antes que uma doença se instale”, frisou a especialista.

SAIBA MAIS

A imunidade é a principal função do sistema imunológico, oferecendo defesa e tornando o indivíduo imune a agentes infecciosos ou nocivos. Como já se sabe, boa parte dela se forma desde a vida intrauterina, mas se aperfeiçoa nos primeiros anos de vida, ficando totalmente pronto aos dez anos de idade. Depois dos 50 anos pode enfraquecer, em um processo denominado imunossenescência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.