Coronavírus

Após NBA, Fiba suspende toda as suas competições por surto

A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou suspensão devido à pandemia e a CBB orientou que as federações estaduais e a LBF sigam as determinações do órgãos internacionais

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Fiba anunciou que vai suspender competições de basquete
Fiba anunciou que vai suspender competições de basquete (FIBA CORONAVIRUS )

Mies, Suíça - A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou nesta quinta-feira a suspensão de todas as suas competições por tempo indeterminado, em decisão que entra em vigor a partir desta sexta e foi tomada devido à pandemia de coronavírus. A NBA tomou a mesma medida na noite de quarta-feira, após Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para o Covid-19.

A Fiba explicou que a decisão foi tomada "para proteger a saúde e a segurança de jogadores, treinadores, árbitros e torcedores". A decisão inclui torneios como a Liga dos Campeões da Fiba e a Copa Europeia da Fiba.

A determinação provoca incerteza sobre os torneios classificatórios do basquete no naipe masculino, que estão agendados para junho em Belgrado (Sérvia), Kaunas (Lituânia), Split (Croácia), onde a seleção brasileira está prevista para atuar, e Victoria (Canadá). O qualificatório feminino já está concluído.

Também nesta quinta, a Euroliga anunciou a suspensão de todos os jogos indefinidamente por causa do surto de coronavírus. A competição estava programada para realizar jogos da temporada regular em Moscou, Istambul, Madri e Tel-Aviv nesta quinta-feira

A principal competição de basquete de clubes da Europa diz que tomou a decisão por causa do "aumento dos riscos para os participantes nos jogos, a grande quantidade de problemas em viagens que impossibilitem alcançar determinados destinos, e as recomendações das diferentes autoridades de saúde".

Na Espanha, o Real Madrid anunciou que um jogador da sua equipe de basquete testou positivo para o coronavírus e colocou os atletas da modalidade e do futebol em quarentena, pois eles dividam as instalações do clube.

No Brasil

O basquete nacional sofreu impacto com as medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Seguindo a orientação da Fiba, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta quinta o adiamento do início do Brasileiro Adulto profissional para evitar colocar a saúde de todos em risco. O torneio começaria neste domingo com a partida entre Cerrado Basquete-DF e Basquete Anapolino-GO, em Brasília.

A CBB irá monitorar junto às entidades nacionais de saúde as informações sobre o avanço do vírus e seu controle dentro do Brasil e seguirá todos os protocolos solicitados pelo Ministério da Saúde, Governo Federal e também Fiba. E só então anunciará ao público as novas datas do começo do torneio profissional, que tem seu término previsto para junho com o Final Four.

Além disso, a CBB também informa o adiamento das próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em parceria com o Comitê Olímpico de Clubes (CBC), onde jovens do sub-12 ao sub-23 atuariam nas próximas semanas. O Campeonato Brasileiro Sub-21, em Uberlândia (MG), em sua reta final, será finalizado neste domingo, normalmente, em comum acordo com os clubes e o CBC, com reforço nos protocolos de saúde e segurança entre todos os presentes. A retirada dos atletas da cidade neste momento seria inviável por questões de logística.

A CBB também orienta que as federações estaduais, ligas profissionais por ela chanceladas, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, e a Liga de Basquete Feminino (LBF) sigam as orientações da Fiba, suspendendo as suas partidas até que seja seguro retornar às atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.