Motivo especial

Em edição especial, Sampaio Basquete busca o tricampeonato na LBF

Na temporada em que a competição completa 10 anos, o Tricolor quer se tornar o segundo maior vencedor do certame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Sampaio Basquete vai fazer sua estreia em casa
Sampaio Basquete vai fazer sua estreia em casa (basquete q)

SÃO LUÍS - 2020 é um ano especial. A Liga de Basquete Feminino completa dez anos e a nova edição da LBF, principal torneio feminino da modalidade no país, ganha logomarca que comemora a primeira década da entidade. Assim como em 2019, o torneio começa no dia 8 de Março, no próximo domingo, Dia Internacional da Mulher. Em busca do tricampeonato, o Sampaio Basquete estreia no dia 13, contra o SESI Araraquara, provavelmente no Ginásio Costa Rodrigues, às 19h30. A forma de disputa, aprovada em reunião com representantes das agremiações, será a mesma das últimas temporadas.

Na última temporada, o título ficou pela segunda vez na história com o Sampaio Basquete, comandado pelo técnico argentino Cristian Santander e em quadra pela MVP da temporada Rapha Monteiro e a MVP das Finais Tainá Paixão. A maior vencedora da primeira década da Liga, no entanto, é a extinta equipe de Americana-SP, campeã por quatro ocasiões.

Atrações criadas nas últimas duas temporadas seguirão nesta nova edição, como a transmissão de 100% das partidas, o troféu de MVP da Partida, as mascotes das equipes e a Cesta Premiada.

Time do Sampaio

Para esta temporada, a Bolívia Querida confirmou a chegada da argentina Melisa Paola Gretter, assim como a pivô Érika, as alas Tainá Paixão, Raphaella Monteiro e Gabi Guimarães. Também já assinaram com o Tricolor a pivô Gilmara e a lateral Isabela Ramona.

Fórmula de disputa

Todas as se enfrentam em turno e returno na primeira fase. Nas quartas de final, serão quatro confrontos em séries melhores de três partidas (1º contra o 8º; 2º contra o 7º; 3º contra o 6º; e 4º contra o 5º), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha. A fase seguinte, semifinal, também acontecerá entre três jogos, enquanto a grande decisão receberá cinco partidas para definir o campeão de 2020.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a Wilson como marca esportiva oficial e a TV NSports como parceiro de mídia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.