Copa Libertadores

Flamengo estreia Contra o Junior de Barranquilla

Atual campeão da Copa Libertadores visita os colombianos, nesta quarta-feira (4), no estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla, em jogo válido pela primeira rodada da competição

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Time do Flamengo fez um treino na Colômbia nesta terça-feira (3)
Time do Flamengo fez um treino na Colômbia nesta terça-feira (3) (FLAMENGO COLOMBIA )

RIO DE JANEIRO - O Flamengo inicia nesta quarta-feira a campanha pelo tricampeonato da Libertadores. A estreia do Rubro-Negro será diante do Junior de Barranquilla, às 21h30, no Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilha, na Colômbia.

Atual campeão, e com a base da equipe de 2019, o Flamengo iniciou a temporada 2020 a todo vapor. Só no mês de fevereiro foram três títulos conquistados: a Supercopa do Brasil, a Taça Guanabara e a Recopa Sul-Americana.

Gabriel Barbosa e Bruno Henrique continuam sendo os principais destaque do time nesta temporada. Bruno Henrique, porém, está lesionado e não entrará em campo em Barranquilha. Caberá a Gabigol liderar a equipe na tentativa de estrear na competição com o pé direito.
O artilheiro do Brasileirão dos últimos dois anos segue com números impressionantes. São nove gols em sete jogos em 2020. No último sábado, foram três gols contra a Cabofriense, pela Taça Rio.
O Flamengo tem outros desfalques para enfrentar o Junior. O zagueiro Rodrigo Caio e o lateral-direito Rafinha, também lesionados, não viajaram. Willian Arão, suspenso pela expulsão na final da Recopa, também é ausência certa.

Jorge Jesus já tem a equipe praticamente definida. Gustavo Henrique e Léo Pereira vão formar a dupla de zaga e Thiago Maia ocupará a vaga de Arão. As dúvidas são na lateral, onde João Lucas é especialista mas tem pouca rodagem. O treinador colou Berrío na posição nos treinos e no segundo tempo contra a Cabofriense, e ele é opção improvisado.

No ataque, Vitinho é o provável substituto de Bruno Henrique. Michael, que vem sendo bastante elogiado pelo treinador, corre por fora.

Elogios ao Mister

Em busca do seu segundo título na Libertadores, o técnico do Flamengo foi alvo de elogios na Europa. A qualidade do treinador foi é reconhecida pelo meia Bruno Fernandes, estrela do Manchester United e companheiro de trabalho de Jesus no Sporting, durante a temporada 2017/18. Em entrevista ao DAZN, o jogador de 25 rasgou elogios ao treinador.

“Jorge Jesus foi um treinador que, quando cheguei em Portugal, desde cedo me fez perceber que tinha que fazer mais, melhor, tinha que criar mais, que dar o passo seguinte para ser um grande jogador. Foi um treinador que taticamente me fez crescer muito, apesar de eu ter vindo da Itália com uma grande noção de futebol tático”, declarou o meio-campista, contratado pelos Diabos Vermelhos no último mês de janeiro por 68 milhões de libras (R$ 371 milhões).

Bruno Fernandes ainda fez questão de enaltecer a inteligência do ex-comandante. “Mister Jorge Jesus é uma pessoa com muito conhecimento de futebol, que percebe o futebol à frente. É um dos poucos do mundo que consegue fazer isso”, disse.

O meia português também revelou que passou a acompanhar mais o futebol brasileiro, além de afirmar que ainda mantém contato com Jorge Jesus

Má campanha

Do lado da equipe colombiana, a missão dos Tiburones é apagar a má campanha na Libertadores de 2019. Com cinco derrotas e apenas uma vitória, a equipe caiu na fase de grupos em último lugar na chave.
Os grandes destaques do Junior são os atacantes Miguel Borja, ex-Palmeiras e principal contratação para a temporada, e Téo Gutiérrez.
"Temos que enfrentá-los como uma partida normal, nada mais," afirmou Borja ao ser perguntado sobre a pressão de estrear diante do atual campeão da Libertadores e que está em grande fase.

FICHA TÉCNICA

JÚNIOR-COL X FLAMENGO-BRA

Local: Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilha (Colômbia)
Data: Quarta-feira, 04/03/2020
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)

JÚNIOR BARRANQUILLA: Sebastián Viera, Fabián Viáfara, Jefferson Gómez, Germán Mera, Gabriel Fuentes; James Sánchez, Didier Moreno, Sherman Cárdenas, Freddy Hinestroza; Miguel Borja e Teófilo Gutiérrez
Técnico: Julio Comesaña

FLAMENGO: Diego Alves, João Lucas (Berrío), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Gabigol, Arrascaeta e Vitinho (Michael)
Técnico: Jorge Jesus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.