Basquete

LBF vai começar no Dia Internacional da Mulher, 8 de março

Atual campeão, o Sampaio Basquete fará sua estreia no dia 13, em São Luís, contra o Sesi

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Sampaio Basquete é atual campeão da LBF e defende o título neste ano
O Sampaio Basquete é atual campeão da LBF e defende o título neste ano (SAMPAIO BASQUETE )

SÃO LUÍS - A 10ª edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) - CAIXA vai começar no domingo (8), Dia Internacional da Mulher, com o duelo paulista entre Ituano Basquete e Santo André/Apaba. A bola sobe às 15 horas (horário de Brasília), no ginásio municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). Além do jogo de estreia, o Departamento Técnico da Liga de Basquete Feminino divulgou nesta quinta-feira (27/2) todas as datas do primeiro turno da competição. Atual campeão, o Sampaio Basquete estreia no dia 13, contra o SESI Araraquara, provavelmente no Ginásio Costa Rodrigues, às 19h30. A primeira reedição das últimas duas finais acontece já em 21 de março (17h30), quando os mais recentes campeões Sampaio e Vera Cruz Campinas medem forças, no que também promete ser o primeiro reencontro de Melisa Gretter, agora boliviana, com sua ex-equipe.

Para esta temporada, o time maranhense confirmou a chegada da argentina Melisa Paola Gretter, assim como a pivô Érika, as alas Tainá Paixão, Raphaella Monteiro e Gabi Guimarães. Também já assinaram com o Tricolor a pivô Gilmara e a lateral Isabela Ramona.

Com o segundo título de sua história, o Sampaio Basquete é a segunda equipe com mais troféus na história da LBF CAIXA. O recorde segue com o extinto Americana, ex-equipe de Vendramini, Babi e Karla, detentor de quatro títulos da competição. Com o título, o Tubarão se credenciou para disputar o Sul-Americano de 2020.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno e returno. Nas quartas de final, serão quatro confrontos em séries melhores de três partidas (1º contra o 8º; 2º contra o 7º; 3º contra o 6º; e 4º contra o 5º), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha. A fase semifinal também acontecerá entre três jogos, enquanto a grande decisão receberá cinco partidas para definir o campeão de 2020.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a Wilson como marca esportiva oficial e a TV NSports como parceiro de mídia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.