Renovação Carismática

Rebanhão 2020 atraiu centenas de fiéis durante o Carnaval em São Luís

Evento organizado pela Renovação Carismática Católica, no Viva do Angelim, trouxe o tema "Não vos conformeis com este mundo", em referência à passagem bíblica do capítulo 12, versículo 2 de Romanos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Rebanhão 2020 propiciou momentos de fé, devoção e adoração a Deus a quem participou da programação diversificada
Rebanhão 2020 propiciou momentos de fé, devoção e adoração a Deus a quem participou da programação diversificada (Rebanhão)

Centenas de pessoas participaram, durante o período momesco, da 29ª edição do Rebanhão, que ocorreu de 23 a 25, na sede da Associação Cristo Rei, localizada no Viva do Angelim. O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) e este ano teve como tema “Não vos conformeis com este mundo”, que faz referência a uma passagem bíblica do capítulo 12, versículo 2 de Romanos.

As pessoas, que chegaram ontem cedo ao evento, foram recepcionadas com abraços e louvores. Todo este clima de animação e descontração estava sendo feito por um grupo de jovens. O casal de idoso, Assis Silva, de 84 anos; e Maria Silva, de 80 anos, era proveniente do Apeadouro. “Viemos de outro bairro e sendo recepcionado dessa forma não tem como não renovar o espírito. O Carnaval também é o tempo de oração, adoração e buscar a Deus”, revelou Assis Silva.

Nayra Raquel Abreu, de 28 anos, veio da Raposa ao evento e trouxe o filho, Enzo Vinícius Oliveira, de 7 anos, que é cadeirante. Ela disse que Enzo Vinícius tem problema na coluna e essa doença acabou aproximando ainda mais a família de Deus e da igreja. “Sempre fomos próximo da igreja, mas, após o nascimento do meu filho aproximação e a busca por Jesus se tornou mais intensa”, declarou.

Quem também participou do evento foi Valdiner Rocha, de 21 anos, que faz parte da Renovação Carismática Católica e do Ministério das Universidades Renovadas. Para ele, a festa carnavalesca é uma alegria que acaba na Quarta-Feira de Cinzas, enquanto, no Rebanhão são repassadas mensagens que servem para a vida toda, principalmente, para os jovens.

Rebanhão 2020
O presidente Arquidiocesano da Renovação Carismática de São Luís, Robert Araújo, disse que o evento tem como proposta de oferecer momentos de alegria e adoração a Deus durante o período de Carnaval e este ano trouxe como tema “Não vos conformeis com este mundo”. “O tema chama atenção das pessoas para não se conformarem com as coisas mundanas, mas, aquelas deixadas por Jesus”, explicou Robert Araújo.

Ele ainda informou que o Rebanhão ofereceu uma programação bem diversificada como missas diárias, confissões, momento de adoração, dança e até shows das bandas Parresia, Hallel e Face de Cristo. Ainda contou com uma programação voltada para as crianças, o Rebanhãozinho.

As crianças participaram de rodas de brincadeiras, momento de evangelização, oração e muito louvor. “Os mesmos temas repassados ao público adulto também foram ministrados para as crianças, mas, a partir de uma linguagem própria para o público infantil”, detalhou Robert Araújo.

Na Terça-Feira de Carnaval, 25, o evento começou com a oração do terço e, logo após, a pregação com o tema “Vencei o mal com o bem” ainda teve um bate papo sobre amizade com a santíssima trindade com o frei Wanderlan, bailinho, evangelização, momento de oração e missa com Dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís.

Dom Belisário também vai ministrar a missa de Quarta-Feira de Cinzas, de 26, na catedral da Sé, no centro, e vai iniciar 17h30. Enquanto, o padre Roney Rocha vai celebrar missa na Igreja Nossa Senhora dos Pretos, às 9h; e, no horário das 19h, na Igreja de São José do Desterro, ambas localizadas no centro.

Mais

A Igreja Católica celebra a missa Quarta-Feira de Cinzas dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa. É uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Procissões da Quaresma
Dia 13 de março: procissão de Bom Jesus da Coluna, ponto de concentração na Capela de Bom Jesus da Coluna, no centro, a partir das 17h
Dia 27 de março: procissão de Bom Jesus da Cana Verde, ponto de concentração na Igreja do Desterro, no centro a partir 17h
Dia 28 de março: procissão da Fugida, ponto de concentração na Capela Bom Jesus dos Navegantes, no centro, a partir 19H
Dia 29 de março: procissão do Encontro, ponto de concentração na Igreja da Sé, a partir 17h
Dia 6 de abril: procissão do Senhor morto, Igreja da Sé e partir das 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.