Desenvolvimento

Inovação, pesquisa e empreendedorismo são debatidos na Fiema

Evento, realizado esta semana, reuniu representantes da Universidade Federal e membros do Conselho de Política Industrial da federação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Reunião com membros do COPIN discute temas sobre a política e o desenvolvimento industrial do Maranhão
Reunião com membros do COPIN discute temas sobre a política e o desenvolvimento industrial do Maranhão

Dando continuidade às reuniões que dizem respeito ao desenvolvimento industrial e tecnológico, o Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realizou sua primeira reunião de 2020 na última segunda (18/02) com a participação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na pauta, a apresentação da Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA (Ageufma), feita pelo pró-reitor Fernando Carvalho.

O pró-reitor apresentou os objetivos da Agência, órgão executivo da administração superior da UFMA, que tem por finalidade planejar, orientar, executar, coordenar e supervisionar as atividades de Inovação Tecnológica, Pesquisa, Pós-Graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da Universidade.

“Com a criação da Ageufma, a parceria com a Fiema será intensificada, por meio de projetos de inovação e serviços tecnológicos, atendendo a demanda das empresas e indústrias do Maranhão”, afirmou o pró-reitor Fernando Carvalho, para os empresários industriais, representantes da universidade e técnicos da entidade.

Para o presidente do COPIN, Luiz Fernando Renner, essa interação entre a universidade e a indústria por meio de projetos de inovação é fundamental. “A Fiema se mostra interessada na constituição de termos e convênios para abertura de espaços para o desenvolvimento de pesquisas de base tecnológica, na capital e no interior do estado”.

Lei nº 11.184/2019 - O artigo 30 da Lei nº 11.184 que constitui condição para fruição de benefícios de isenções, créditos presumidos e créditos outorgados, previstos nas normas estaduais vigentes no Estado do Maranhão foi o segundo tema da reunião abordado pelo advogado tributarista Marcelo Mendes.

A referida lei fixa a contribuição de 5% (cinco por cento) sobre o valor dos incentivos utilizados, em cada período de apuração, o qual deverá ser aplicado na despesa a que se refere o Inciso XI do art. 2º da Lei nº 8.246, de 25 de maio de 2005.

Com essa nova lei algumas legislações de incentivo à indústria sofrerão a incidência do Fundo do Desenvolvimento Industrial (FDI) adicional como a Lei nº 9.121/2010 - Pro-Maranhão; (artigo 7º, FDI - 5%), a Lei nº 10.259/2015 - Mais Empresas; (artigo 17º, FDI - 5% + 2% programa "Mais IDH“) e a Lei nº 10.690/2017 (artigo 14º, FDI - 5% + 2% programa "mais IDH“). Todas com acréscimo de mais 5% do FDI adicional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.