Campanha

Mais de 6 mil pessoas foram vacinadas contra sarampo no 'Dia D', em SL

Campanha, que acontece em nivel nacional, se estenderá até o próximo dia 13 de março; "Dia D" de imunização aconteceu no último sábado, 15

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Público de 5 a 19 anos é o alvo desta etapa da campanha que teve Dia D no sábado, imunizando mais de 6 mil
Público de 5 a 19 anos é o alvo desta etapa da campanha que teve Dia D no sábado, imunizando mais de 6 mil (sarampo)

A campanha de imunização contra o sarampo, coordenada pelo Ministério da Saúde, foi iniciada no último dia 10 de fevereiro no Brasil, com o lema "Mais proteção para a sua família". No sábado, 15, aconteceu o “Dia D”, uma das etapas da iniciativa, cujo público abrange a faixa etária de 5 a 19 anos. No Maranhão, os 217 municípios foram mobilizados para a vacinação. Somente em São Luís, durante um dia, foram imunizadas 6.084 pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo informações da Semus, as mais de 6 mil pessoas foram vacinadas no “Dia D”, quando os centros de saúde foram abertos para receber o grande público. Somente nos postos fixos, 5.324 moradores da capital receberam a dose. O Setor de Imunização da secretaria frisou que outras 760 crianças e jovens procuraram os shopping centers localizados em São Luís, no referido dia, das 15h às 19h, e também se protegeram da doença.

A Semus já havia frisado que a campanha é seletiva, pois serão aceitas apenas aquelas pessoas que ainda não vacinaram ou que estejam com cartão atrasado. “A Secretaria esclarece que sempre realiza campanhas educativas, trabalhando a conscientização da população em manter suas vacinas atualizadas”, pontuou.

Consulta no DataSUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foi procurada por O Estado sobre a campanha de vacinação. De acordo com a pasta, o número de dosagens aplicadas da vacina estará disponível para consulta no Sistema DataSUS, a partir de 5 de março. Esse prazo é estabelecido para que cada município do País faça o preenchimento do total da vacinação diretamente no sistema.

“Por fim, a SES comunica que tem monitorado os 217 municípios, que têm apresentado procura satisfatória nas salas de vacinação”, salientou a SES.

Campanha
A campanha pretende alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. As doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado do Maranhão. A pessoa dever comparecer às unidades básicas de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A imunização é muito importante, porque o sarampo é uma infecção altamente contagiosa, que pode resultar em sérias consequências para a saúde e até a morte, sobretudo nas crianças. E a forma mais eficaz de deixar essa doença bem longe é a vacina!

Mobilização no sábado
No Brasil, que esteve livre da doença por duas décadas, durante o “Dia D”, 42 mil postos de saúde foram abertos para a grande mobilização nacional. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem a intenção de imunizar aproximadamente 3 milhões de pessoas. O encerramento será no próximo dia 13 de março. O Ministério da Saúde informou que 30 dias após a primeira dose é necessário retornar para receber a segunda dosagem.

Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa imunizar-se novamente. O Brasil está em alerta para um surto da doença. A primeira morte por sarampo em 2020 foi registrada no Rio de Janeiro. A vítima era um bebê de apenas 8 meses.

Surto do sarampo
Em 2020, ainda não houve notificações de sarampo no Maranhão, de acordo com a SES. Em outras unidades federativas do Brasil, o surto continua, como em São Paulo, que, este ano, já registrou 1.352 casos. Em 2019, no estado maranhense aconteceram oito situações envolvendo a enfermidade. Mas não houve ocorrências de mortes, como aconteceu em outros locais.

Os oito casos positivos foram confirmados durante exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA). Os números foram superiores, por exemplo, aos de Sergipe, que fechou 2019 com seis notificações do sarampo (60 suspeitas, sendo 54 delas descartadas). A Secretaria de Saúde do Maranhão frisou que, para evitar o surto, está realizando a capacitação de profissionais.

Campanha em 2019
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, coordenada pelo Ministério da Saúde, foi realizada de forma seletiva, e ocorreu em duas etapas. No período de 7 a 25 de outubro, o público-alvo foram as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O Dia D (Dia de Mobilização Nacional) aconteceu em 19 de outubro. Já a segunda etapa, que aconteceu de 18 a 30 de novembro, teve como foco a população de 20 a 29 anos. O Dia D foi registrado em 30 de novembro.

Em São Luís, somente na primeira fase da ação, foram imunizadas quase 12 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Casos no Maranhão
No Maranhão, oito casos foram confirmados em 2019, mas sem registros de óbitos, como foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde. As duas últimas situações aconteceram em dezembro. Antes desses casos, o surto afetou uma criança de um ano, do município de Lima Campos, e um homem, de 32 anos, vindo de São Paulo, em visita à família em Pedreiras. Nesses dois episódios, as pessoas não eram vacinadas.

Os quatro casos anteriores foram registrados nos municípios de Vitorino Freire, onde uma mulher de 40 anos, vinda de São Paulo, contraiu a doença; em Lago da Pedra - um bebê de oito meses; em São Luís - um homem de 33 anos, vindo de Santos (SP), e em Caxias - uma criança, de sete meses. Em todos os casos, a Vigilância Epidemiológica dos municípios realizou as ações de bloqueio, com imunização dos contatos diretos.

NÚMEROS

6 mil ou mais pessoas foram imunizadas contra o sarampo neste sábado, dia D de vacinação
760 crianças e jovens procuraram os shopping centers localizados em São Luís, no sábado
5.324 pessoas receberam a dose nos postos fixos no Dia D de vacinação

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população, de acordo com o Ministério da Saúde. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças frequentes no passado, que as novas gerações só ouvem falar por meio de histórias. Por isso, é importante que o cidadão não deixe de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.