Não deu!

Fadinha não vence o "Laureus" e brasileiros passam em branco

A skatista maranhense na categoria Melhor Atleta de Ação, foi superada pela norte-americana, do snowboard, assim como o surfista Italo Ferreira

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Rayssa Leal concorreu ao prêmio Laureus
Rayssa Leal concorreu ao prêmio Laureus (RAYSSA LEAL )

BERLIM - Em evento marcado por homenagem a Kobe Bryant , o prêmio Laureus celebrou nesta segunda-feira, em Berlim, na Alemanha, os talentos do inglês Lewis Hamilton e do argentino Lionel Messi, que empataram na disputa de Melhor Atleta Masculino. A igualdade em número de votos é inédita na história do chamado 'Oscar do esporte'. No feminino, quem levou foi a ginasta norte-americana Simone Biles. Os brasileiros, que concorriam em três categorias, passaram em branco, entre eles a skatista maranhense, da cidade de Imperatriz, Rayssa Leal.

Pelo segundo ano seguido, o Brasil passou em branco na premiação. O país tinha três representantes na disputa O surfista Italo Ferreira e Rayssa Leal, do skate, concorriam no Melhor Atleta de Ação. E a Chapecoense disputava na categoria Momento Esportivo, que reunia todos os vencedores desta disputa nos últimos anos. Italo e Rayssa perderam para a norte-americana Chloe Kim, do snowboard - ela venceu o prêmio pela segunda vez consecutiva.

E o clube catarinense foi superado, na única categoria decidida por votação popular, pelo momento batizado de "Nos ombros de uma Nação", protagonizado pelo indiano Sachin Tenulkar, que liderou a seleção de críquete do seu país na conquista da Copa do Mundo em 2011. Foi o primeiro título da Índia obtido em casa, e o segundo no geral.

Também passou em branco na cerimônia o Liverpool, que disputava em duas categoria: Retorno e Melhor Equipe. O melhor time desta edição foi a seleção masculina de rúgbi da África do Sul, em razão do título mundial conquistado em 2019. Faturou, assim, o segundo Laureus da equipe. O Liverpool, do técnico Jürgen Klopp, concorria devido à campanha vitoriosa da Liga dos Campeões da Europa. Também foram superados o Toronto Raptors, da NBA, e a Mercedes, da Fórmula 1.
Na disputa do Melhor Retorno, o clube inglês foi batido pela recuperação da pilota alemã Sophia Flörsch, que sofreu grave acidente na Fórmula 3 e chegou a sofrer fratura na espinha. Após longa e dura reabilitação, a atleta de 18 anos voltou a pilotar em novembro.

O prêmio de Revelação foi para o ciclista colombiano Egan Bernal, o mais novo vencedor da tradicional Volta da França em 110 anos, em 2019. Na categoria de melhor atleta paralímpico, o troféu ficou com a norte-americana Oksana Masters, do esqui.

O basquete faturou dois troféus. O alemão Dirk Nowitzki foi premiado pela carreira vitoriosa e pela contribuição ao esporte. Aposentado no fim do ano passado, após 21 anos defendendo o Dallas Mavericks na NBA, ele é considerado por muitos como o melhor jogador de basquete da história da Europa.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

Melhor Atleta Masculino: Lewis Hamilton (Inglaterra/automobilismo) e Lionel Messi (Argentina/futebol)

Melhor Atleta Feminino: Simone Biles (EUA/ginástica)

Melhor Atleta de Ação: Chloe Kim (EUA/snowboard)

Melhor Equipe: Seleção masculina de rúgbi da África do Sul

Melhor Atleta Paralímpico: Oksana Masters (EUA/esqui)

Melhor Retorno: Sophia Flörsch (Alemanha/automobilismo)

Revelação: Egan Bernal (Colômbia/ciclismo)

Momento Esportivo 2000-2020: "Nos ombros de uma Nação" (Índia/críquete)

Conquista Excepcional: Federação de Basquete da Espanha

Prêmio pela Carreira: Dirk Nowitzki (Alemanha/basquete)

Prêmio Esporte para o Bem (projetos sociais): South Bronx United

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.