Campanha

Vacinação contra o sarampo tem Dia D com ações na capital

Mesmo com a chuva que caiu no sábado, em São Luís, movimento foi intenso nos postos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Criança recebe dose da vacina contra sarampo
Criança recebe dose da vacina contra sarampo (vacinação contra sarampo)

A primeira etapa da vacinação contra o sarampo vai até o dia 13 de março deste ano. A campanha começou no último dia 10 em todo o país e no sábado, 15, ocorreu o Dia D. A meta desta etapa é no Maranhão é vacinar 268.280 pessoas de idades de 5 a 19 anos. Segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas mais de 200 mil doses da vacina para o estado. No ano passado, 13 casos dessa doença foram notificados na capital maranhense, enquanto, neste ano não há casos confirmados ainda.

No sábado, os postos de vacinação de São Luís ficaram com as suas portas abertas das 8h até ao meio dia, enquanto, os três principais shoppings tiveram pontos de vacinação durante todo o dia.

O posto do bairro da Liberdade teve um grande fluxo de pessoas durante toda a manhã. A doméstica Ana Karla Diniz, de 23 anos, levou os dois filhos, menores de idade, para se imunizarem contra essa doença.
O posto do Bairro de Fátima também contou com uma grande movimentação e o horário acabou se estendendo até o começo da tarde. “Somente no final da manhã que tive tempo para trazer a minha filha para vacinar”, disse Márcia Costa, de 43 anos.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, declarou que somente para a capital foram disponíveis quase 10 mil doses da vacina Tríplice Viral, que protege além do sarampo contra a caxumba e rubéola.
No dia D da Vacinação, além dos postos fixos na capital, tiveram unidades volantes nos três principais shoppings da cidade.

Lula Fylho informou que a campanha está sendo realizada em todos os postos de saúde fixos de São Luís como ainda as doses são ofertadas nas unidades volantes determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacina ficará disponível até o fim da primeira etapa da campanha, que está prevista para ser encerrada no dia 13 de março.

Ainda segundo o secretário, a previsão é que a segunda etapa da campanha, voltada para pessoas entre 30 a 59 anos, comece a partir do mês de agosto deste ano. Somente no segundo semestre do ano passado, a secretaria contabilizou que mais de 12 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo na capital.

Agente causador do sarampo

O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra próximo de outro indivíduo.

Primeira etapa da vacina contra o sarampo

Dose zero: bebês entre 6 e 11 meses

Primeira dose: crianças com 1 ano de idade

Segunda dose: crianças com 1 ano e três meses de idade

Mais de duas doses: adultos (conforme a idade)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.