Aperfeiçoamento

Programa Senac Comércio ofertará 110 cursos no estado

Iniciativa inovadora nas áreas de marketing e vendas, finanças, logística e comércio exterior, estruturada em 14 trilhas de aprendizagem, será lançada dia 18, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac

Ribamar Cunha/Subeditor de Economia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Ahirton Lopes diz que programa atende reivindicação do comércio
Ahirton Lopes diz que programa atende reivindicação do comércio (senac)

Atento às necessidades identificadas no mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançará de forma inovadora no Maranhão o Programa Senac Comércio, que ofertará 110 cursos de aperfeiçoamento voltados especialmente à área do comércio, organizado em trilhas do conhecimento, atendendo gestores e demais colaboradores das empresas. O evento acontecerá terça-feira, 18, de fevereiro, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac - Edifício Francisco Guimarães e Souza, Jardim Renascença.

“Com esse Programa, estaremos atendendo uma antiga reivindicação do setor do comércio, serviços e turismo, no que diz respeito à flexibilização dos cursos ofertados pelo Senac. Trata-se de uma solução inovadora que atenderá as empresas de acordo com sua conveniência e necessidade, com foco no desenvolvimento das competências dos profissionais do comércio”, ressalta o diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes.

O Programa Senac Comércio é motivo de muita expectativa entre o empresariado maranhense pela proposta inovadora e a expertise do Senac, ao reunir um portfólio de 110 cursos, englobando quatro áreas - Marketing e Vendas, Finanças, Logística e Comércio Exterior - estruturadas em 14 trilhas de aprendizagem, para atendimento e em sintonia com as necessidades das empresas.

Essa perspectiva positiva ficou latente durante as visitas do diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, acompanhado da diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, a entidades parceiras para apresentação do Programa. Eles tiveram boa receptividade e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebare).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa, por exemplo, analisa que o setor de vendas é o coração do comércio varejista e o caminho da capacitação é o mais adequado para que os pequenos negócios se manterem competitivos no mercado. “Por isso, iniciativas como essa, que promovem a inclusão dos pequenos negócios a soluções de qualidade de forma acessível, tem o apoio do Sebrae”, assegura.

Trilhas do conhecimento
O Programa Senac Comércio inova também por dedicar formação exclusiva ao vendedor, por meio de trilhas do conhecimento focadas no Cliente, no Planejamento e organização de processos e na Inovação, prospecção e inteligência de mercado. Ao todo são 28 cursos de formação consistente ofertados, tais como: Aspectos legais do atendimento ao cliente, Estratégias de negociação para o vendedor, Inteligência emocional e vendas, Vendas de alta performance, Relacionamento com o cliente e o pós-venda, Gestão de produtos do comércio, Gerência de loja, Ferramentas de marketing digital, Inovação de formatos e canais de venda, Pesquisa de mercado: produtos e serviços competitivos, entre outros.

No Marketing, há trilhas de estratégias e pesquisa de mercado e de gestão do comércio no varejo, atacarejo e atacado, com cursos com carga horária de 15 a 60 horas, a exemplo de Empreendedorismo digital, Gestão de imagem corporativa, Planejamento de marketing para gestores, Análise de comportamento de consumo, Desenvolvimento de equipes, Estratégias de vendas para o comércio de rua, Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado, além de outros.

A trilha do Comércio Exterior oferta cursos nas áreas de Despacho aduaneiro, Embalagem de transporte para exportação, Espanhol para atividades de comércio exterior, Inglês para atividades de comércio exterior, Pesquisa de mercado internacional, Procedimentos para exportação, Procedimentos de importação, Preparatório técnico para prova de despachante aduaneiro e Siscomex - Registro, acompanhamento e controle.

Na área de Finanças, as trilhas do conhecimento perpassam por Controles e Custos, Operações de Crédito, Rotinas Financeiras e Auditoria e tributação no comércio. Em Logística, quarto pilar do Programa Senac Comércio, as trilhas abrangem Aquisição, Armazenagem e processos de estoque, Distribuição e Transporte e Gestão logística.

Motivação, inovação e atitude como diferenciais para vender mais

O lançamento do Programa Senac Comércio, na noite de terça-feira, 18, terá como convidado especial o renomado palestrante nacional William Caldas, que abordará o tema “Como vender mais utilizando motivação, inovação e atitude”.

Segundo William Caldas, o país já viveu situações difíceis, do ponto de vista econômico, que certamente tiveram reflexo nos negócios. No entanto, as empresas não podem ficar o tempo todo se queixando do cenário de crise. “A empresa tem que dar o primeiro passo, tem que ter atitude de procurar caminhos e não continuar a desculpas para os maus resultados”, orienta o especialista.

Na palestra, ele pretende frisar a constante preocupação do empresário lojista ou mesmo de outro segmento com os novos clientes, quando na verdade não se observa “o verdadeiro tesouro”, que é a base de clientes formada há mais tempo.

Uma base pautada por clientes chamados de ativos, aqueles que a cada dois, três meses, sempre voltam a comprar na loja; e pelos cliente inativos, os que compram no mesmo estabelecimento em prazo superior a três meses. “Para esses clientes, não basta apenas fazer promoções ou descontos. Varejo que abre as portas e fica esperando o cliente de braços cruzados, esse já morreu”, ensina.

Para atrair e fidelizar esses clientes ativos e inativos, William Caldas enfatiza que a loja tem que ser mais que um ponto de venda e se tornar um centro de tratamento das informações referentes à sua base de compradores e para isso existem diversas tecnologias à disposição.

Outro diferencial para se alcançar resultados melhores é treinamento de equipe, segundo William Caldas. “Ter gente treinada hoje em uma empresa não é diferencial, é obrigação. E esse projeto do Senac, por meio das trilhas de conhecimento, é espetacular, vai ajudar as empresas a olharem para dentro do seu próprio negócio e aperfeiçoar sua gestão por meio da qualificação”, analisa William Caldas.

Mais

Sobre o Programa

O Programa Senac Comércio foi elaborado por consultores especialistas, com trilhas de cursos estratégicas para as empresas, aliando tecnologia, inovação e inteligência em negócios para
aumentar as vendas e o engajamento dos clientes.
O portfólio conta com 110 cursos de carga horária curta (de 15 a 60 horas), que garantem uma formação consistente. A qualificação tem quatro temas como pilares: Marketing e Vendas, Comércio Exterior, Logística e Finanças. Só para o vendedor foram preparados 28 cursos, que podem ser combinados, compondo uma trilha de desenvolvimento específica.

Números

110

Cursos de aperfeiçoamento serão ofertado no Programa Senac Comércio

14

Trilhas nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas, Logística e Comércio Exterior

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.