Pelo mundo

Troca de saberes internacionais desperta cada vez mais o interesse dos mais jovens

Em São Luís, de 2018 para 2019, houve um acréscimo no número de viajantes de pelo menos 47%, em busca dos destinos e os mais procurados são Canadá, EUA e Reino Unido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]Um passeio pelas ruas históricas de São Luís vai além de conhecer sobre a arquitetura da única capital brasileira, fundada por franceses. Passa por vivenciar a história do lugar. De saber, por exemplo, sobre pessoas à frente do seu tempo e que marcaram uma época. Como o Beco Catarina Mina, no Centro Histórico da capital maranhense, que tem esse nome por causa da escrava Catarina Rosa Pereira de Jesus, que, segundo consta, após amealhar fortuna, comprou sua liberdade e tornou-se proprietária de imóveis. Uma referência para a luta e emancipação das mulheres na época.

Essa história foi contada a um grupo de intercambistas dos Estados Unidos e Canadá em sua vivência para aprender a língua portuguesa e a história da cidade. “Quanto mais imergirem, vivenciarem a cultura da cidade que os recebe, maior o aprendizado para a formação pessoal e profissional. O que propiciamos tanto para quem chega, quanto para quem segue para o exterior, é isso, essa experiência”, enfatizou Antonio Bacelar Júnior, coordenador Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbios (Belta).

Em São Luís, de 2018 para 2019, houve um acréscimo no número de viajantes de pelo menos 47%, em busca dos destinos (incluindo os nacionais e estrangeiros) contabilizados pela Via Mundo, associada a Belta. A busca dos jovens por essa experiência tem crescido a cada ano.

De acordo com a pesquisa Selo da Belta, mesmo com a crise político-econômica, o número de intercambistas em 2019 deve atingir os 12% de crescimento, o que representa 400 mil estudantes. A pesquisa está em fechamento, mas os primeiros números confirmam o crescimento do mercado brasileiro de educação internacional. Em 2018, esse mercado cresceu 20,46% em relação a 2017. A indústria intercambista movimentou US$ 1,2 bilhão.

[e-s001]Destinos
Os destinos mais procurados são Canadá, EUA, Reino Unido, Irlanda, Australia e Malta. A análise mostrou também que os cursos de idiomas, em primeiro lugar de língua inglesa, são os mais procurados seguido de cursos de idiomas com trabalho temporário e cursos de férias para tens. 60% das pessoas que viajam são mulheres e que a maioria viaja sozinha.

Outro dado relevante é sobre a faixa etária, pessoas acima dos 40 anos estão fazendo mais intercâmbios, sejam eles culturais, educacionais, para aprender idiomas, e outros.

Aprimoramento
Quando o assunto é a busca temporário para educação no exterior com fins de aprimorar uma língua e vivenciar uma cultura diferenciada, o crescimento foi de 20%, ultrapassando a tendência nacional da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbios. Apesar da variação cambial que o Brasil enfrentou em 2019, especialmente sobre o dólar, que chegou a R$ 4,027 (maior valor nominal da história – sem contar a inflação).

Para a estudante, Jessica Gates, dos Estados Unidos, a maneira como as informações e os ensinamentos são repassados, ajuda na contextualização da história, na percepção e no aprendizado, tanto da língua portuguesa quanto da cultura local. “Sem falar na receptividade do brasileiro e do maranhense, que nos incentiva a buscar cada vez mais aprendizado, pela simpatia e cordialidade”.

“Foi uma experiência incrível na International House. Aprendi o idioma, fiquei bem instalado e localizado, vivenciei a cultura do lugar e tive todo o apoio dos professores e amigos”, enfatizou Mateus Muniz, que teve sua experiência de intercâmbio em Cape Tow, na cidade do Cabo, África do Sul.

Para a maranhense, Gabriely Lima Ferreira, recém-chegada de um intercâmbio de dez meses no Canadá, a experiência foi única. “É mais que uma vivência, é uma formação para a vida”. Gaby se organiza para retornar até setembro de 2020 para Halifax, onde cursará a faculdade de Negócios.

[e-s001]Saída em definitiva do Brasil
A saída em definitivo do país também aumentou. De janeiro a julho de 2019, a Receita Federal recebeu 21.873 declarações de brasileiros saindo definitivamente do Brasil. Os brasileiros buscam melhores oportunidades de trabalho, segurança e qualidade de vida, os brasileiros buscam também o aprendizado e o aprimoramento da língua inglesa em experiências temporárias.

Um dos países que vêm buscando mão de obra qualificada e que estão atraindo cada vez mais brasileiros é o Canadá. No ano passado, o país concedeu da América do Norte 3.950 vistos permanentes para pessoas vindas do Brasil, um aumento de 88% sobre 2017. São brasileiros que participaram do processo de seleção do governo canadense.

Evento
São Luís tem se consolidado como referência para o Norte/Nordeste em proporcionar experiências de internacionalização para um público diverso e no dia 7 de março, a 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo será realizada da capital. Ao longo de oito anos, foram contabilizados mais de 60 expositores, cerca de 20 mil visitantes, mais de 30 bolsas de estudantes sorteadas e 70 palestras realizadas.

Os interessados em conhecerem as oportunidades dos programas de intercâmbio terão horas de atividades durante a 8ª Feira de Intercâmbio, das 14h às 22h, em um shopping da cidade, no bairro Calhau.

Um dos principais objetivos do evento, de acordo com Antonio Bacelar Júnior, é apresentar os caminhos para a internacionalização e aprimoramento do conhecimento em qualquer fase da vida; estudante, profissional e pessoas mais experientes. “É muito mais que uma viagem, é conectar culturas, sonhos, emoções e principalmente pessoas”, assegurou ele.

Durante a 8º Feira, os participantes poderão conhecer à diversidade dos programas de intercâmbio, o que inclui os investimentos necessários para a experiência. Expositores de dez países (Canadá, Estados Unidos, Suíça, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia e Malta) estarão disponíveis para repassar informações por meio das palestras que acontecem em dois auditórios.

FIQUE ATENTO

O que é intercâmbio?
high school, au pair, trabalho + estudo, estudo + viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee e, claro, curso de idioma. Sem dúvida, o curso de idioma é o mais procurado pelo fato de proporcionar um ensino formal comprovado por uma certificação. E você sabe: certificados valorizam qualquer currículo.

Qual é o tempo ideal para o meu intercâmbio?
Há vários tipos de cursos de intercâmbio
Cada qual com seus objetivos específicos. Por isso, é preciso identificar suas necessidades e onde deseja chegar. Os cursos mais comuns são:
Estudo
É o curso tradicional de idioma, onde as turmas são divididas de acordo com o nível de conhecimento (do básico ao avançado). O curso pode ser intensivo (combinação de aulas obrigatórias e eletivas, nos dois períodos do dia) ou semi-intensivo (part time –aulas apenas em um período, com tempo livre para lazer e atividades extracurriculares).
Business
Voltado para quem quer experienciar o que é um intercâmbio inserido no mercado de trabalho, o curso é indicado àqueles que dominam parcialmente o idioma, mas precisam desenvolvê-lo do ponto de vista dos negócios. Assim, são abordados vocabulários e jargões técnicos, a partir de cases, discussões em grupo e apresentações.
Preparatório
Para quem já domina um idioma estrangeiro (mínimo: nível intermediário), mas precisa se preparar para os exames de proficiência, que garantem certificações internacionais de peso. Os cursos contam com orientações voltadas para a resolução das provas. > Exemplos de exames de língua inglesa: Cambridge FCE, Cambridge CAE, Cambridge CPE, IELTS, TOEFL iBT& TOEIC.

Fonte: https://blog.descubraomundo.com/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.