Cidades | CONSCIENTIZAÇÃO

Bloco Os Desacelerados conscientiza sobre cuidados no trânsito no Carnaval

Detran faz ação educativa por meio de bloco carnavalesco, para conscientizar a população sobre os riscos de dirigir após ingerir álcool
Bárbara Lauria / O Estado09/02/2020 às 00h00
Bloco Os Desacelerados conscientiza sobre cuidados no trânsito no CarnavalBloco dos Desacelerados conscientiza a população (De Jesus / O ESTADO)

Com fantasias, brincadeiras e marchinhas, o Bloco dos Desacelerados, do Detran, aproveitou a época de festas momescas para lembrar que também é necessário responsabilidade durante o Carnaval. O bloco, que já existe desde 2016, faz uma ação educativa para alertar os riscos de dirigir alcoolizado e informar aos motoristas seus deveres para manter a segurança no trânsito.

Normalmente, a época entre o pré-carnaval e o Carnaval são as que mais tem infrações envolvendo alcoolismo e avanço de velocidade. Apenas no ano de 2019, os meses de fevereiro e março somados resultaram em 38.276 infrações no estado do Maranhão, sendo 39,83% excesso de velocidade, redução drástica comparado ao ano de 2018 em que ocorreram 109 mil e 714 infrações no mesmo período.

Segundo a coordenadora de educação para o trânsito do Detran Maranhão, Rosetânea de Farias, a maioria dessas multas são associadas a ingestão de álcool. “A ideia é com que a gente conscientize e que aquele folião brinque, mas valorize a vida, não esqueça desse detalhe. Voltar para casa é sempre importante” comentou.

Para Wesley Feitosa, estudante o projeto é importante para a segurança e evitar os possíveis perigos no transito. Maria José, cozinheira, o bloco também é extremamente essencial “a irresponsabilidade aumenta muito no carnaval e essa medida traz mai segurança, o povo se conscientiza mais um pouco”, comentou.

O projeto vai contar standes informativos, materiais educativos e testes do etilômetro, junto com brincadeiras e marchinhas. Além de São Luís, ocorrerá campanhas por todo o estado, principalmente nos municípios de Pinheiro e Barra do Corda.

Além dos standes educativos, a fiscalização também será intensificada nos próximos dias de carnaval. O Bloco Os Desacelerados é aberto ao público e participará do carnaval da Beira Mar e da Passarela do Samba, além de outros pontos da cidade, durante todo o feriado.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte