Na chuva e no sol

Sol ou chuva? Guarda-chuvas são acessórios indispensáveis

É necessário se proteger, mesmo quando se acha que se abrigar do sol não deveria ser necessário, já que é criada uma barreira física aos raios UVA e UVB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Na chuva ou  no sol o importante é se proteger
Na chuva ou no sol o importante é se proteger (sombrinhas)

São Paulo - O começo do ano é conhecido por ser muito quente e apresentar muitas instabilidades. A estimativa do Climatempo diz que o mês de fevereiro vai apresentar, na região sudeste, chuvas acima da média e altas temperaturas, cenário parecido com o que aconteceu em janeiro.

Com isso, um item que se torna indispensável na vida dos paulistanos é o guarda-chuva, pois tem a capacidade de proteger uma pessoa dos fortes raios ultravioletas e, também, das chuvas de fim de tarde.

Mas aí pode surgir a dúvida: por que usar um guarda-chuva para se proteger do sol? Segundo o INCA - Instituto Nacional de Câncer - a exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas), principalmente na infância e adolescência é um dos principais fatores que aumentam o risco de câncer de pele.

"O uso desse acessório também contribui para se abrigar do sol, pois é uma barreira física com filtro UVA e UVB. Mas, outras medidas essenciais não podem ser descartadas, como, evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção, aplicar na pele, antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção alto e usar filtro solar próprio para os lábios", afirma Sizenando Campos Júnior, médico e diretor Comercial e de Marketing da Central Nacional Unimed.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.