Experiência

Reencontro com memórias e afetos

Feira de Sentidos propõe experiências para reconectar memórias e afetos por meio dos sentidos; evento acontece neste sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
I Feira de Sentidos acontece neste sábado
I Feira de Sentidos acontece neste sábado (Feira de sentidos)

SÃO LUÍS- Uma busca interior. Essa é a proposta da Feira de Sentidos que acontece neste sábado, a partir das 10h na Casa D’ Arte Centro de Cultura (Raposa). A proposta nasceu da reunião de empreendedores criativos que se conheceram em uma imersão no SEBREA LAB, em São Luís.
Relembrar as brincadeiras da infância, como pular elástico e jogar canção, saborear aqueles docinhos feitos em casa e sentir vivo no paladar como era raspar da panela o doce feito pela avó, ou quem sabe apenas ouvir palavras doces e trocá-las por um abraço. Essas são experiências possíveis na primeira edição da Feira de Sentidos. Uma feira que vem para desacelerar, conectar e resgatar as memórias, afetos e sentidos das pessoas.

A programação da feira é composta por atividades que estimulam o tato, a visão, a audição, o olfato, o paladar e a sensibilidade. Desenho intuitivo, roda de crochê e histórias, panelinha de terra, desfile às cegas, desafio do sabor, abraços por gestos, tranças e suas memórias e outras experiências que afloram os sentidos e transportam a lembranças de momentos afetivos importantes na vida de cada um de nós, muitas vezes esquecidos na rotina do dia a dia.

A Feira de Sentidos é livre para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Amigos, famílias e quem quiser ir sozinho, porque lá há acolhimento, colaboração e afeto. A proposta é, também, conectar pessoas diferentes e desconhecidas por meio dessas atividades. A entrada é gratuita, com sugestão de contribuição colaborativa para quem e quanto quiser ou puder.

Como surgiu
A Feira de Sentidos nasceu de encontros. Encontros de pessoas, ideias e propósitos. Dois grupos de empreendedores criativos participaram da primeira etapa de treinamento do programa Dice Fellowship - Sebrae, em turmas separadas, e ao se depararem com uma dinâmica de feira, pensaram e “venderam”, em diversos formatos, sentidos, experiências e memórias. Eram produtos como tempo, criatividade, brincadeiras, conversa, sensações; e perceberam que essa experiência singular devia se ampliar para que outras pessoas tivessem a oportunidade de vivenciar tudo isso. Assim consolidou-se a realização da Feira de Sentidos, com a proposta de desacelerar e fazer qualquer pessoa se reconectar consigo mesmo, com seus sentidos e suas memórias, como fizeram os criativos.

Além de viver toda essa proposta, a Feira de Sentidos é uma oportunidade de conhecer parte de quem faz a economia criativa de São Luís, conhecendo um pouco mais do que move os fazeres desses empreendedores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.