Dia do Quadrinho Nacional

Universo HQ em debate

Roda de conversa abordará mercado local em evento hoje, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Iramir Araujo é um dos organizadores do evento que celebra o Dia do Quadrinho Nacional
Iramir Araujo é um dos organizadores do evento que celebra o Dia do Quadrinho Nacional (Iramir Araujo)

São Luís - “O desafio de fazer quadrinhos no Maranhão” é o tema da roda de conversa que ocorre hoje, a partir das 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping, Jaracati). O evento, realizado pela Dupla Criação (Iramir Araujo e Beto Nicácio), celebra o Dia do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro.

Desde 2016 a Dupla Criação tem realizado a roda de quadrinhos. A ideia é fazer um debate acerca de como os envolvidos na produção e circulação de histórias em quadrinhos estão vendo o cenário atual e como se poderia incrementá-lo, pensando sobre alternativas para superar o desafio de fazer quadrinhos no Maranhão.

Segundo Iramir Araujo será uma discussão sobre busca de soluções em um cenário que se mostra adverso. “O cenário da HQ, em São Luís, hoje, está um pouco disperso. Sabemos que há alguns artistas que estão produzindo mas, por alguma razão, não estão publicando ou mesmo divulgando. Estamos convidando todos para participar dessa roda de conversa para tentarmos uma forma de dinamizar o mercado no Maranhão”, observa Iramir Araujo.

Segundo ele, um dos fatores que impacta diretamente é a diminuição das bancas de revistas da cidade. “Outra coisa que tem contribuído para essa dispersão é o fato de que hoje temos menos de 30% das bancas de revistas, que há cinco anos, por exemplo. As bancas sempre foram um espaço de sociabilidade, de encontros, de trocas de experiências. Hoje, por inúmeros fatores e, no caso de São Luís, por uma estranha política de exclusão, esses espaços estão se perdendo, sem contar a questão econômica que isso implica”.

Devem participar do evento escritores, desenhistas, distribuidores e interessados no tema. Entre os convidados estão nomes como os desenhistas Beto Nicácio, Ronilson Freire, Rom Freire e o representante do movimento Viva as Bancas, além do próprio Iramir Araujo. “A ideia é que seja uma roda dinâmica, com a participação de quem estiver presente. Uma busca de ideias e, se possível, um plano de ação. Deveremos ter lançamentos dos trabalhos dos participantes e todos os que tiverem materiais relacionados a quadrinhos, revistas, livros, posters, de sua autoria, estão convidados a levar para comercialização”.

Data

O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em homenagem este gênero literário um dos responsáveis por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura. No Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram em meados do século XIX, mas o gênero se popularizou com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico-Tico”, que é considerada a primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil, em 11 de outubro de 1905.

A explicação para a escolha do dia 30 de janeiro para celebrar o gênero no Brasil está no fato de ter sido em 30 de janeiro de 1869 que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini.

A partir de 1984, ficou instituído, pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini.

Serviço

O quê

Roda de conversa sobre Dia do Quadrinho Nacional

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei – São Luís Shopping (Jaracati)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.