LBF 2020

Sampaio Basquete anuncia a ala/armadora Tainá Paixão

Tainá Paixão, destaque na campanha do bicampeonato da equipe maranhense na LBF, vai disputar mais uma temporada com a camisa tricolor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A ala/armadora Tainá Paixão foi o grande destaque da equipe do Sampaio Corrêa no bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF)
A ala/armadora Tainá Paixão foi o grande destaque da equipe do Sampaio Corrêa no bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) (TAINÁ PAIXÃO )

SÃO LUÍS - A ala/armadora e MVP das finais da temporada passada, Tainá Paixão será jogadora do Sampaio Basquete em 2020. O anúncio foi feito no início da tarde de ontem por meio das redes sociais. Tainá foi contratada pelo clube maranhense em 2019 e foi uma das principais atletas da Liga de Basquete Feminino. Ela foi inclusive, após a campanha vitoriosa do Sampaio que resultou em título em cima do Vera Cruz, convocada para a Seleção Brasileira.
Além de Tainá, a diretoria do Sampaio Basquete também confirmou os nomes de Isabela Ramona e do técnico Virgil Lopes. O técnico Cristian Santander, campeão no ano passado, foi sondado mas desta vez preferiu não aceitar o convite.

Tainá Paixão, que ao lado de Clarissa (ala/pivô), Raphaella Monteiro e Tati Pacheco (ala), foi ouro no Jogos Pan-Americanos 2019, que aconteceram em Lima, no Peru. No título da temporada passada, o segundo do Sampaio na Liga de Basquete Feminono (LBF), Paixão foi eleita a MVP (melhor jogadora) das Finais, disputadas diante da equipe do Vera Cruz Campinas. Tainá Paixão anotou 15 pontos no último confronto, da série que terminou 3 x 0 para a equipe maranhense.

Paixão, que tem 1,76m e 28 anos, registrou média de 11 pontos por jogo em 22 partidas, na campanha que levou o Sampaio até as semifinais, na temporada 2016 /2017. Após o torneio, teve passagem relâmpago pelo Santo André/Apaba, antes de seguir para o Olivais, de Portugal.

No velho continente, a armadora ganhou protagonismo em quadra. Em sua primeira temporada na Liga Portuguesa, teve 15,6 pontos de média, bons números que a levaram para o Vagos. Na época atual, mantém certa regularidade, agora com 14 pontos por partida. No total, Tainá Paixão já tem sete temporadas de experiência na LBF; três delas, por São José-SP. Recebeu o prêmio de jogadora revelação na temporada 2013/2014, quando defendia o Ourinhos-SP. Ela também atuou por uma temporada pelo América-PE. Em 2018, também passou pelo Las Heras, da Argentina.

Pela Seleção Brasileira, a jogadora acumula três medalhas de ouro no Sul-Americano - 2013, 2014 e 2016, além de ter integrado o elenco que disputou as Olimpíadas do Rio-2016, do Pan de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.