Em baixa

Neymar despenca na lista que tem jogadores mais valiosos do mundo

Levando em consideração apenas as cinco maiores ligas da Europa, instituto da Suíça analisa fatores como idade, posição, contrato, minutos jogados, gols, resultados no clube

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Neymar vive momento ruim na carreira
Neymar vive momento ruim na carreira (NEYMAR NOVELA )

SÃO PAULO - Nesta terça-feira, o Centro Internacional do Estudo do Esporte (CIES) divulgou uma pesquisa que colocou Neymar como o quarto jogador brasileiro mais valioso do mundo. À frente do craque do Paris Saint-Germain estão Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison, nesta ordem.
O ano de Neymar teve mais baixas que altas. O brasileiro passou boa parte de 2019 lesionado, perdendo grande parte da temporada.

Levando em consideração apenas as cinco maiores ligas da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha), o instituto da Suíça analisa fatores como idade, posição, contrato, minutos jogados, gols, resultados no clube e atuações pela seleção.

As três primeiras colocações contemplam os mesmo nomes da última lista. Abaixo de Mbappé, do PSG, estão Salah, do Liverpool, e Sterling, do Manchester City. Considerando as 10 primeiras posições, Rashford, do Manchester United, e Lautaro Martínez, da Inter de Milão, são as novidades.
Em 2018, Neymar foi eleito o terceiro jogador mais valioso do mundo. No novo ranking, o camiseta 10 de Seleção Brasileira é o 17º da lista. O atacante teve uma desvalorização €24,3 milhões, aproximadamente R$ 110 milhões.

Sobre brasileiros na Europa

Neymar prevê um futuro de sucesso para os novatos Rodrygo e Vinícius Jr., ambos do Real Madrid, no futebol europeu. Em entrevista durante suas férias em um evento de um de seus patrocinadores, o craque do Paris Saint-Germain, pediu menos cobrança por parte da imprensa e torcida brasileiras para as promessas.
"No Brasil, a galera é um pouco apressada. Querem que eles resolvam logo, que eles arrebentem com todos os campeonatos. A adaptação é difícil. É difícil chegar jogando em alto nível em um clube como Real Madrid e Barcelona. Mas, os dois estão surpreendendo. E isso demonstra que eles têm maturidade, uma personalidade que é surreal", disse o camisa 10 da seleção brasileira. "Tanto o Rodrygo quanto o Vinicius Jr. são jogadores de grande qualidade. Estão demonstrando isso no Real Madrid e estou torcendo para que eles possam vencer, desfrutar do futebol europeu. Eles estão há pouco tempo, vão criar experiência, amadurecer um pouco mais e vão ser muito melhores do que são agora."

Neymar também fez uma análise de 2019, um ano complicado para o jogador, que teve de passar por uma acusação de estupro, lesão e pouco sucesso nos gramados. "O ano de 2019 foi muito difícil para mim em todos os sentidos, tanto profissional quanto pessoalmente. Foi um ano de aprendizado, de muitas reviravoltas. Acabei me machucando e tive que voltar a me reerguer novamente. Depois, acabei me machucando novamente. Que 2020 seja melhor."

O atacante também destacou a campanha quase perfeita do PSG na primeira fase da Liga dos Campeões, ao liderar o Grupo A, com cinco vitórias e um empate, o que o credencia como uma das equipes favoritas a conquistar o título desta temporada. "Pode ser que sim. Em questão de elenco, desde que estou aqui, é o ano em que estamos mais preparados, mais fortes em todos os sentidos Temos chances, sim. Por mais que o Paris nunca tenha vencido a Champions League, a gente vai brigar por tudo. Sabemos da nossa qualidade.

Confira o top 10 de brasileiros mais valiosos do mundo, em euros:

1º Gabriel Jesus – 115,6 milhões de euros
2º Roberto Firmino – 111,5 milhões de euros
3º Richarlison – 104 milhões de euros
4º Neymar – 100,4 milhões de euros
5º Philippe Coutinho – 93,5 milhões de euros
6º Alisson – 87,6 milhões de euros
7º Rodrygo – 87,1 milhões de euros
8º Vinicius Júnior – 84,5 milhões de euros
9º Fabinho – 83,6 milhões de euros
10º Arthur – 75,8 milhões de euros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.