Cinema

"Deus é mulher e seu nome é Petúnia" estreia em São Luís nesta quinta-feira (9)

Destaque no Festival de Berlim, o longa da diretora Teona Strugar Mitevska estará em cartaz no Cine Lume

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Filme "Deus é mulher e seu nome é Petúnia" questiona sociedade patriarcal
Filme "Deus é mulher e seu nome é Petúnia" questiona sociedade patriarcal (Petúnia)

São Luís - Em Stip, uma pequena cidade da Macedônia, sempre no mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Quem recuperar o objeto tem garantia de boa sorte e prosperidade. Desta vez, Petúnia mergulha na água por um capricho e consegue agarrar a cruz antes dos outros, deixando os concorrentes furiosos: ‘como ousa uma mulher participar do ritual’? Todo o inferno se abre, mas Petúnia mantém o seu chão. Ela ganhou a cruz e não vai desistir. Com este enredo a diretora Teona Strugar Mitevska apresenta o filme "Deus é mulher e seu nome é Petúnia", que estreia em São Luís nesta quinta-feira (9), em sessões às 17h20 no Cine Lume (Renascença).

O filme, baseado em uma história real, fez sua estreia mundial na competição oficial do último Festival de Berlim, participou da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival do Rio. Na trama, Petúnia age como a mulher da história real de 2014: mergulha no rio e agarra a cruz. E logo que sai da água já é atacada pelos homens que não a reconhecem como a vencedora do ritual.

Ela tem que enfrentar a revolta da cidade, as acusações da polícia por ter infringido uma regra e a igreja que exige a cruz de volta, afinal nunca na história uma mulher havia agarrado o objeto – nem ao menos tentado. Outra forte personagem femininano filme é a jornalista Slavica, interpretada pela também produtora do filme Labina Mitevska.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.