"Questão de segurança"

Bolsonaro cancela ida ao Fórum Econômico em Davos, diz porta-voz

Presidente, no início da semana, cogitou não ir a encontro por "questões de segurança"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente Jair Bolsonaro já havia cogitado não comparecer ao Fórum por questões de segurança
Presidente Jair Bolsonaro já havia cogitado não comparecer ao Fórum por questões de segurança (Jair Bolsonaro)

Brasília - O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou nesta quarta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro cancelou a ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

Na última segunda-feira, o próprio presidente chegou a dizer que poderia não ir ao fórum. Sem dar detalhes, afirmou na ocasião que "o mundo tem seus problemas, questão de segurança".

"Davos, está cancelada a ida do presidente, falei com ele há pouco. As razões para o cancelamento por parte do presidente são aquelas que já estamos esboçando há tempos", declarou Rêgo Barros na quarta-feira, 8.

"O presidente e os assessores analisaram uma série de aspectos: aspectos econômicos, aspectos de segurança, aspectos políticos. E o somatório desses aspectos, quando levados à apreciação do presidente, lhe permitiu avaliar que não seria o caso, neste momento, de participar desse fórum", acrescentou.

O Fórum Econômico é realizado há quase 50 anos e, no encontro, líderes mundiais e chefes das maiores empresas do mundo discutem medidas para o aquecimento da economia global.

O fórum acontecerá entre os dias 21 e 24 deste mês. Entre os temas de discussão neste ano, estão "Economias mais justas", "Como salvar o planeta", "Futuros saudáveis" e "Tecnologia para o bem".

No encontro do ano passado, Bolsonaro fez um discurso no qual afirmou que gostaria de compatibilizar a preservação ambiental e o avanço econômico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.