Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Casanova na telona

São Luís está entre as cidades brasileiras escolhidas para a estreia nacional, nesta quinta-feira, do filme “O último amor de Casanova”, distribuído pela Califórnia Filmes. Giacomo Giramolo Casanova é um personagem que tornou-se famoso na história mundial por seu estilo de vida: aventureiro, libertino, conquistador. Diversas obras já contaram sua história, mas Benoît Jacquot optou por um recorte mais específico, a partir do livro de memórias “A História da Minha Vida”, de Casanova.

ROSÁRIO Saldanha, ao lado do marido Fernando Albuquerque e dos filhos Rafael e Gustavo, foi, mais uma vez, uma hostess perfeita, ao reunir dezenas de amigos, em sua bonita e acolhedora residência no Olho d´Água, para um soberbo jantar que tinha como prato de resistência a transmissão, pela TV Mirante, do Especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo. A ausência de convidados famosos durante o espetáculo foi compensada por trechos dos shows que o cantor realizou nos Estados Unidos, em Israel, Londres e Lisboa. Show à parte, valeram os deliciosos quitutes servidos e a enorme simpatia dos anfitriões e dos convidados, um grupo de grande charme de nossa sociedade
ROSÁRIO Saldanha, ao lado do marido Fernando Albuquerque e dos filhos Rafael e Gustavo, foi, mais uma vez, uma hostess perfeita, ao reunir dezenas de amigos, em sua bonita e acolhedora residência no Olho d´Água, para um soberbo jantar que tinha como prato de resistência a transmissão, pela TV Mirante, do Especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo. A ausência de convidados famosos durante o espetáculo foi compensada por trechos dos shows que o cantor realizou nos Estados Unidos, em Israel, Londres e Lisboa. Show à parte, valeram os deliciosos quitutes servidos e a enorme simpatia dos anfitriões e dos convidados, um grupo de grande charme de nossa sociedade

Ano bissexto
Faça a experiência e divida 2020 por quatro: 505. Resultado exato, sem a necessidade de vírgula para separar a parte inteira da parte decimal.
Os velhos, quanto mais velhos, mais vírgulas usam – sentenciou o poeta com deliciosa ironia.
Fiz a conta, como nos tempos de escola, para ter certeza de que o próximo ano será bissexto.
Bis sextum, duas vezes o número 6 na representação dos seus 366 dias. O que significa tudo isso? Nada!. Apenas convenção. Coisas deste bicho-homem que gosta de fazer ironias, piadinhas e crônicas.

Ano bissexto 2
A natureza não dá a mínima para a nossa contagem de tempo.
Inventamos tudo isso. Inventamos o Natal e o ano novo. Inventamos o relógio, o automóvel, os shoppings centers e essa correria insana que gera mais estresse do que felicidade. Inventamos a internet, as redes sociais e a hipocrisia da perfeição que nunca alcançaremos. Inventamos até a angústia.
Você que inventou a tristeza, ora, tenha a fineza de desinventar - interpretou genialmente Chico Buarque, lembrando que amanhã há de ser outro dia.
Para isso inventamos também o amor, a compaixão, a solidariedade, a empatia e a poesia, entre tantos sentimentos que dignificam a nossa humanidade.

Coca com álcool
Está a venda no site da Coca-Cola a primeira bebida alcoólica da marca lançada no Brasil.
O produto faz parte da Schweppes Premium Drinks, linha de refrigerantes de propriedade da empresa.
No total, são três sabores disponíveis: Vodca & Citrus, Striptz e Gin Tônica.
Cada garrafa de 250 ml custa R$ 7,99 e tem 5% de teor alcoólico.
Há opção de compra avulsa ou em fardo de seis unidades.

Lendas natalinas
Pouca gente sabe, mas, segundo especialistas, a presença de pinheiros na decoração natalina é uma referência à árvore do paraíso, que faz parte do drama bíblico de Adão e Eva.
Em alusão a isso, as árvores eram decoradas com maças vermelhas, que simbolizavam o fruto proibido. A estas se acrescentaram pães, numa analogia às hóstias.
Se o ato de desobedecerem a Deus, quando comeram a maçã, resultou na expulsão do primeiro casal do Éden, os pães simbolizavam a salvação de seus descendentes – a humanidade – por meio da eucaristia.

Lendas natalinas 2
A cor verde – símbolo da esperança – parece ter sido a primeira a ser associada com o Natal, seguida pela vermelha, que nos remete ao sangue da crucificação de Jesus.
Em 1223, São Francisco de Assis (1182- 1226) criou o presépio com o objetivo de, por meio de iconografia, representar o nascimento de Cristo.
Ainda que os seus símbolos sejam reinventados, os cartões se tornem virtuais e as crianças descubram que o velho Noel nunca existiu, o espírito de Natal permanecerá vivo com sua mensagem de paz aos homens de boa vontade.

TRIVIAL VARIADO

Como faço sempre, revisitei meus projetos de viagem do ano. Das seis promessas, cumpri duas: conhecer Chicago (nos Estados Unidos) e visitar (outra vez) um ramo da minha família no Canadá.

Em compensação, além de retornar à Paris, fui a dois lugares que não estavam na lista: Barcelona (na Espanha) e Évora (em Portugal).

Como acho que, se a gente não sonhar (e planejar), não acontece, para 2020 retomo as quatro não cumpridas em 2019 e acrescento duas viagens projetadas: voltar a Montevidéu; quem sabe, ir à Grécia ou assistir à aurora boreal na Islândia.

Tem mais: repor duas ilhas na lista, Sardenha e Malta, conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, no vizinho Piauí e fazer a rota dos vinhos na serra gaúcha e em Mendoza, na Argentina.

Hoje é dia de festejar duas grandes amigas; Ana Karin Andrade, que mora em São Paulo, e Sonia Sebba Couto, que nasceu e reside em São Luís. Ambas estão mudando de idade.

Ao misturar conquistas importantes como a reforma da Previdência e queda dos juros com questões que ainda nem passaram pelo Congresso, como o excludente de ilicitude, o governo compromete a credibilidade do balanço de 2019. Divulgado às vésperas do Natal, o documento tem a marca do improviso.

Na volta do recesso, Eduardo Bolsonaro enfrentará dois processos no Conselho de Ética da Câmara: sobre a declaração do AI-5 e supostos ataques à deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) nas redes sociais. Há outros três pedidos de abertura de processos sendo analisados pela Mesa Diretora, todos sobre o AI-5.

DE RELANCE

Marco regulatório
Nos próximos dias, o Senado deverá receber projeto de lei da Câmara que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. Será a quarta tentativa de renovar as regras do setor nos últimos 15 meses. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de quarta-feira. Os objetivos do texto são: centralizar a regulação dos serviços de saneamento na esfera federal, instituir a obrigatoriedade de licitações e regionalizar a prestação a partir da montagem de blocos de municípios.

Celebração na Sé
O arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, celebrou, na noite da última terça-feira, na Catedral Metropolitana de São Luís, a tradicional Missa do Galo, em alusão ao nascimento do Menino Jesus. A missa foi bastante prestigiada, por muitos católicos que não abrem mão desse momento de acolhimento, agradecimento e confraternização. A expressão surgiu nos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, anunciando a vinda de Jesus Cristo.

Sem tarifa
Os correntistas do Banco do Brasil não pagarão a tarifa sobre o cheque especial que entrará em vigor em junho do próximo ano. A instituição financeira informou que optou pela isenção para os atuais e os novos clientes ao longo de 2020. A medida tem como objetivo fortalecer a relação com os clientes. Em novembro, o Conselho Monetário Nacional limitou os juros do cheque especial a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Atualmente, a taxa está em 12,4% ao mês, o equivalente a 305,9% ao ano.

Balanço de atividades
A Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou o balanço das atividades desenvolvidas pelo Plenário e pelas Comissões Técnicas Permanentes e Temporárias, referentes à primeira sessão legislativa da 19ª Legislatura, no período de 3 de fevereiro a 20 de dezembro. No relatório, constam o quantitativo de proposições apresentadas, projetos de lei, sessões legislativas, além de matérias encaminhadas pelos poderes Executivo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Balanço de atividades 2
Tem mais: segundo os dados, 2019 superou os números de 2017, ano de maior produtividade da Casa. Das 3750 proposições apresentadas, foram apreciados 611 projetos de lei, 1936 indicações, 758 requerimentos, 175 projetos de resolução e 115 monções, entre outros itens. Os números correspondem a um aumento de 24% em relação ao ano retrasado, que foi totalizado em 3.006.

Concurso público
A Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão deverá abrir um novo edital de concurso público em 2020. O prazo de abertura do certame foi dado em uma decisão judicial que acatou o pedido da 11ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Fundamentais de São Luís. A expectativa é abrir 261 vagas. Segundo a decisão, a pedido do Ministério Público do Maranhão, o estado deverá realizar, em um ano, o novo concurso público Funac, para preencher 261 cargos no quadro da Fundação.

As promessas
Muita gente aproveita o fim de ano para elaborar listas de promessas a serem cumpridas em 2020. Nestas relações, entram dietas e a prática de exercícios físicos, mas, também, uma organização mais eficiente das finanças pessoais para sair do vermelho no ano que está por vir.

As promessas 2
Em sites de instituições públicas e privadas e em redes sociais, há muitas ferramentas, cursos e dicas para organizar o orçamento familiar. O planejamento financeiro é o primeiro passo para colocar as contas em dia. É colocar no papel tudo o que se ganha no mês e o que se gasta. Depois, separa-se o que é dispensável, supérfluo, do que é indispensável.

Para escrever na pedra:
“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade”. Ensinamento do escritor Ernest Hemingway para este Brasil das surpresas e dos turbilhões políticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.