Viagens

Emap registra grande demanda de passageiros na Ponta da Espera

Segundo a empresa, o movimento foi intenso nos dias que antecederam o feriado de Natal

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Muitas pessoas viajaram ontem para cidades da Baixada Maranhense
Muitas pessoas viajaram ontem para cidades da Baixada Maranhense (De Jesus)

SÃO LUÍS - Nos dias que antecedem o Natal, o movimento de passageiros no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, se intensificou com média diária de 5 mil pessoas chegando na capital e partindo para as cidades da Baixada Maranhense em ferry-boats. Ontem, 24, a demanda foi considerada normal, segundo informações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Segundo Glauco Vaz, gerente de Terminais Externos da Emap, o movimento intenso começou na sexta-feira,20, da semana passada e se estendeu até segunda-feira, 23. Nesse período, saíram da capital mais de 15 mil pessoas. Ontem, o fluxo de passageiros foi reduzido, como ocorreu em anos anteriores. “Já era esperada uma grande movimentação nos dias que antecedem o feriado natalino. Nós, inclusive, fizemos várias reuniões para que tudo ocorresse tranquilamente, como está acontecendo”, frisou ele.

Conforme Glauco Vaz, sempre nos dias de maior movimentação, em alguns feriados do ano, as operadoras disponibilizam viagens extras, mas dentro do possível. “Claro, o primeiro compromisso é atender quem já tem sua passagem. Uma vez atendidas essas pessoas, havendo possibilidade de horário e de embarcação, ocorre a fila de espera”, explicou o gerente de Terminais Externos.

Para evitar filas, a Emap orienta as pessoas a comparecerem ao Terminal da Ponta da Espera para adquirir passagem com antecedência. Ontem, 24, por exemplo, a venda de passagens para veículos foi encerrada cedo.

Grande fluxo

De acordo com o gerente, em 2019, diferentemente de outros anos, houve um equilíbrio entre a quantidade de pessoas que saíram e entraram em São Luís pelo Terminal da Ponta da Espera para o feriado natalino. Pelo local, passam mais de 5 mil passageiros diariamente nessa época. Em um dia comum, essa média é de 3 mil. Apesar de o fluxo aumentar nos cinco dias anteriores ao Natal, o mês de dezembro o movimento foi intensificado desde o dia 1º de dezembro.

“O diferencial é que, neste ano, houve movimentação no sentido contrário, ou seja, vindo da Baixada Maranhense para a capital. Vieram, sobretudo de Belém (Pará)”, declarou o gerente. Para as travessias, foram disponibilizados seis ferry-boats, mas somente cinco estavam operando.

Outras datas

Glauco Vaz esclareceu que a época natalina tem uma característica que diferencia dos outros feriados, que é a aproximação com as férias escolares. Por este motivo, as pessoas viajam desde o início do mês de dezembro. “Não tem um período de pico. Há passageiros em vários dias. Isso fica diluído no mês. Eles retornam separadamente. Não voltam todos em um momento só. Claro, há aquele grupo que tem compromisso. Geralmente, retornam no dia 26”, pontuou.

Apesar dessa peculiaridade, o Natal ainda tem pouco movimento em comparação com o Carnaval e Semana da Pátria. “Nessas duas datas, já houve um fluxo de até 17 mil pessoas em apenas um dia aqui no terminal, com passagem de 12 mil veículos. Já no Natal, a média diária fica entre 5 mil e 6 mil, com no máximo mil veículos”, comentou.

Feriado na Baixada

Muitas pessoas saíram de São Luís na véspera do Natal, como acompanhou O Estado. O estudante Jean Diego, de 24 anos, embarcou no ferry-boat para passar o feriado na cidade de Peri-Mirim. “Estou indo somente para ficar um dia lá. Vou retornar no dia 26. É a primeira vez que estou indo. Geralmente, celebro a data aqui na capital”, disse o rapaz.

Já o funcionário público estadual Ribamar Rodrigues estava seguindo ontem para Alcântara, onde passaria o Natal com amigos. Ele aproveitou a folga do serviço para viajar. “É rápido, pois tenho que voltar para o trabalho logo”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.