Transtornos

Chuva forte provoca trânsito lento e alagamento em SL

A chuva atingiu São Luís no início da tarde desta segunda-feira, 16, e teve duração de 40 minutos

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Chuva atingiu São Luís, ontem
Chuva atingiu São Luís, ontem (chuva)

Uma forte chuva, que durou cerca de 40 minutos, atingiu São Luís nesta segunda-feira, 16, no início da tarde, por volta das 14h. Vários transtornos aconteceram na cidade, como engarrafamentos e alagamentos. Em alguns locais, faltou energia elétrica. O Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), informou que o período chuvoso propriamente dito só começará a partir de fevereiro do próximo ano.

No bairro São Francisco, vários pontos ficaram alagados, como na Travessa 7, nas proximidades do Restaurante Popular. Naquele trecho, como O Estado verificou que a água alcançou a altura das calçadas, mas não invadiu as casas. Os motociclistas evitaram passar pela via pública, devido ao problema. Eles desviaram o caminho e saíram em outras ruas. Apenas motoristas de carros e caminhões se arriscaram.

Um dos pontos mais críticos foi a Avenida Litorânea, onde os carros tiveram muita dificuldade para percorrer a via. A água cobriu os pneus. Alguns automóveis quase flutuaram, fenômeno conhecido como aquaplanagem, que ocorre quando um veículo passa por uma camada de água e perde o atrito com o asfalto, o que aumenta o risco de um acidente de trânsito.
Houve relatos de queda de energia elétrica em alguns bairros. No Conjunto Cohabiano 2, município de São José de Ribamar, moradores disseram que faltou luz. O mesmo problema afetou a região do Coroado. “Geralmente isso acontece porque os transformadores não aguentam com as primeiras chuvas”, explicou o doutor em Engenharia Elétrica Raimundo Nonato Diniz Costa Filho, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Balsas.

Período chuvoso
A chuva de ontem foi considerada normal para o Laboratório de Meteorologia. O período chuvoso será iniciado somente na segunda quinzena de janeiro, mas como transição. O professor Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Laboratório de Meteorologia (Labmet), disse que, para dezembro, o índice pluviométrico esperado é de 70mm, conforme a média histórica.
Em novembro, a média é de 11m, enquanto em outubro fica em 10mm. Segundo ele, apesar da estação seca, é normal que chova.

SAIBA MAIS

Vórtice Ciclônico
Um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) também foi apontado pelos meteorologistas da Uema como uma das causas da chuva que caiu na capital nessa segunda-feira. Esses movimentos na atmosfera são extremamente comuns no Nordeste do Brasil nos meses de verão e são responsáveis também por parte da convecção ao norte da região.

Em um VCAN, o que predomina é o tempo aberto no centro e nublado nas bordas. Isso ocorre devido à sua localização nos altos níveis da atmosfera. Os movimentos foram nuvens e chuvas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.