Turbante

Turbantes em noite de festa

Festa do Turbante acontece amanhã, às 20h, na sede do Bloco Afro Omnirá, na Jordoa, com várias atrações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A beleza dos turbantes inspira festa em São Luís
A beleza dos turbantes inspira festa em São Luís (Turbantes)

São Luís - A Associação Afro Omnirá Cururupu promove, amanhã, às 20h, na Associação Afro Omnirá Cururupu (sede do Bloco Afro Omnirá), na Jordoa, a sexta edição da Festa do Turbante. Neste ano, o evento terá várias atrações, como o Clube do Vinil de Frank Wailer e o samba do grupo Nada Pra Fazer.

A festa contará ainda com a participação do DJ Edinho Roots e seu caldeirão de ritmos variados. Para muitos, o turbante é considerado uma coroa para enfeitar a cabeça e mostrar uma postura elegante. É considerado um símbolo para muitas culturas do oriente ao ocidente, perpassando valores religiosos e políticos.

Segundo Luismar Santos, da organização do evento, a cada ano se destaca a criatividade dos participantes. “O propósito da festa é fazer a congregação dos participantes que têm o turbante como um símbolo identitário, universal e acessível a todos. Para os afrodescendentes é uma representação bastante significativa, traduzindo-se em fortalecimento de laços com a ancestralidade e indicação de autoestima”, disse.

Representatividade
Usar o turbante, especialmente para as culturas africanas, afro-americanas e afro-brasileiras é também um símbolo de resistência ao aculturamento, de afirmação de sua identidade cultural e de luta contra a discriminação e o preconceito racial. A questão é cultural e um ato político, que vai muito além da moda e do estilo.

Na África, o turbante é parte da cultura do povo, onde os costumes e roupas tradicionais traziam tecidos enrolados no corpo e os turbantes fazem parte dessa indumentária complementando o conjunto. Eles são usados por homens e mulheres e cada amarração e torção tem um significado relacionado, principalmente, a questões religiosas.

Seu uso também é comum na tradição de alguns povos do Oriente Médio e, em cada cultura, representa um significado importante cultural e religioso.
Embora tenha sido incorporada como elemento da moda, é importante ressaltar que o uso do acessório tem diversos significados e tradições que precisam ser respeitado pelos povos.l


Serviço

O quê

6ª Festa do Turbante Afro Omnirá

Quando

Amanhã, às 20h

Onde

Associação Afro Omnirá Cururupu/ Sede do Bloco Afro Omnirá, na Jordoa

Ingressos: R$ 10,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.