PH

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Eventos agitam vida social

Dois grandes acontecimentos sociais movimentam a sociedade maranhense na noite de hoje. Às 20h, Socorro e
Ivaldeci Mendonça comemoram em grande estilo suas Bodas de Ouro de sua feliz união matrimonial, no buffet Villa Reale da Avenida dos Holandeses, no Altos do Calhau. Às 21h, Jacira Haickel reúne um número expressivo de amigos para comemorar com um opíparo jantar os 60 anos do marido Joaquim Haickel.

Rodrigo Lauande, Elizabeth Rodrigues, Beth Soares, Roosevelt e Ceres Murad, D. Maria Izabel, Raíssa Murad, Rakel e Erik Murad
Rodrigo Lauande, Elizabeth Rodrigues, Beth Soares, Roosevelt e Ceres Murad, D. Maria Izabel, Raíssa Murad, Rakel e Erik Murad

Noite de autógrafos de “de Beyoncé a Habermas”

A nova e moderna biblioteca do Colégio Dom Bosco Exponencial, no Renascença, recebeu amigos, admiradores e alunos da educadora e Reitora da UNDB Ceres Murad.
Ela autografou seu mais novo livro: a coletânea de discursos com o sugestivo título “De Beyoncê a Habermas: O Que eu Disse a Jovens Profissionais”, com mensagens que marcaram as colações de grau da UNDB nos últimos anos.
A obra contém 24 textos com citações e inspirações das mais diversas: da escritora feminista Chimamanda Adichie, da cantora pop Beyoncé, do líder negro Nelson Mandela, passando por pensadores relevantes como Habermas e Hannah Arendt.
“São textos feitos de palavras certas, garimpadas em seu vasto repertório, como pedras preciosas. Em cada um desses escritos, uma lição de vida. Como dizia Bertrand Russel, a essência da experiência humana é a sabedoria. Isso ela tem de sobra e compartilha com seus leitores”, resumiu o escritor José Jorge Leite Soares, na contra-capa da obra.
Antes dos autógrafos, o livro de Ceres Murad foi apresentado pelo desembargador federal Ney Bello Filho, membro da Academia Maranhense de Letras e Diretor do Curso de Direito da UNDB. Segundo ele a obra de Ceres “É essencial. É a vida que vale a pena ser vivida e lida”

Noite de autógrafos de “de Beyoncé a Habermas”
Noite de autógrafos de “de Beyoncé a Habermas”

Labirintos
Depois de quase trinta anos de sua última individual em São Luís, o artista plástico, que vive no Rio de Janeiro desde o fim dos anos 1980, apresenta suas novas obras na exposição “Labirintos por onde me perco”, reunindo 45 trabalhos, entre pinturas, esculturas e objetos.
São óleo sobre tela, guache sobre papel, acrílico, óleo sobre relevos de madeira sobre tela e óleo sobre madeira.
O vernissage será no Museu Histórico e Artístico na próxima terça, dia 17, às 19h. A exposição ocupará, além do espaço da galeria Floriano Teixeira, o anexo e os jardins do museu.

Labirintos 2
“Labirintos por onde me perco” é resultado de uma pesquisa que Marçal Athayde vem desenvolvendo a partir das cidades, buscando nelas os diversos aspectos formadores de seus labirintos, com suas taxas populacionais, geopolítica, história e formação arquitetônica.
O evento é uma realização da Galeria Hum, que representa o artista em São Luís.
A mostra “Labirintos por onde me perco” ficará aberta ao público até o dia 26 de janeiro, das 10h às 18h.

Portas abertas
O Restaurante Escola do Senac, localizado na Rua de Nazaré, no Centro, reabriu suas portas ao público, após quatro meses de reforma, que incluiu intervenções de ordem estrutural, trazendo mais segurança e comodidade aos frequentadores e preservando as características arquitetônicas do prédio.
Dentre as opções no cardápio, há frutos do mar, pratos nordestinos, comida japonesa e muito mais.
No almoço de ontem uma das mesas mais concorridas reunia a Confraria orquestrada pelo empresário José Walter Maciel.
Igualmente foram vistos por lá o desembargador José Bernardo Rodrigues e o juiz Eulálio Figueiredo.

Novo presidente da ACM
Confirmado o que todos já esperavam: a Associação Comercial do Maranhão terá em seu comando, a partir do dia 1º de janeiro de 2020, o jovem empresário Cristiano Barroso Fernandes, tendo como vice-presidente a empresária Magnólia Rolim.
A eleição aconteceu quarta-feira na sede da entidade, no Palácio do Comércio.
Cristiano Barroso Fernandes, que é filho de um ex-presidente da ACM, o empresário Luís Carlos Cantanhede Fernandes, disse que o pai é inspiração para essa caminhada, principalmente quando se fala em agradar pessoas.
Segundo Cristiano, acompanhar o planejamento estratégico da atual gestão o fez conhecer mais a entidade e ter a vontade de realizar um trabalho em conjunto com a classe empresarial.

Novo presidente… 2
O presidente eleito opinou que o empresário ainda atua de forma individualista, mas que apesar disso, o maranhense tem um espírito empreendedor.
“Nossa proposta é ter um comitê permanente de líderes empresariais para a discussão de ideias, inclusive apresentando para o Governo”, frisou.

DE RELANCE

Nas ruas: a magia do Natal
A magia do Natal está em toda parte. Nas luzes coloridas que decoram a cidade, no sentimento de solidariedade e na programação do Reviva Centro Especial de Natal, que continua nesta sexta-feira, às 18h, com o Auto de Natal da Cia. Barrica. O grupo percorre a Rua Grande em direção ao Complexo Deodoro, onde acontecem apresentações culturais. O programa Reviva Centro é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Nas ruas: a magia do Natal 2
“Natal é tempo de celebrar a nossa religiosidade e confraternizar com nossa família e amigos. Nada melhor do que fazer isso em espaços revitalizados pela Prefeitura em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Rua Grande e o Complexo Deodoro. É a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior promovendo atividades culturais gratuitas com um toque natalino especial”, pontua o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

Nas ruas: a magia do Natal 3
O Auto de Natal estará concentrado no Largo do Carmo e segue para a Rua Grande, às 18h. De lá, vai para o Complexo Deodoro, onde será exibido o musical 'Natalina da Paixão'. A produção artística é da Companhia Barrica, que conta com composições autorais de José Pereira Godão (diretor artístico) e Luis Bulcão, e interpretação dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. O elenco é composto por 24 dançarinos, 16 músicos e tem a participação de crianças e convidados especiais.

Nas ruas: a magia do Natal 4
O musical foi criado em 2001, voltado para a revitalização das festas natalinas maranhenses. Inspirado nas tradições e celebrações de Natal, apresenta músicas e bailados representativos das festas de reis, pastores, pastorais e queimação de palhinhas. O espetáculo traduz o olhar da mulher sobre o menino Jesus, já que a comunidade de origem do grupo é chamada Madre Deus.

Visita de Guto Guterres
Na última segunda-feira (09), o Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Lopes, recebeu a visita do advogado Luís Augusto Guterres no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, ao lado da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral. Durante a visita, o advogado agradeceu o apoio e o incentivo das duas instituições para o lançamento de seu livro, intitulado “Conversando sobre a Ordem e outros assuntos”, lançado na Sala de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac - Ed. Francisco Guimarães e Souza no dia 05 deste mês. Na ocasião, o autor entregou aos gestores, dois exemplares da obra autografados.

Novo Majô Beauty Club
Na noite da última quarta-feira foi inaugurada na capital maranhense mais uma unidade da Majô Beauty Club, franquia especializada em depilação, sobrancelhas, estética e unhas. A Majô é o primeiro Beauty Club do Brasil em que as clientes podem optar por adquirir serviços avulsos, ou fazer parte do clube, pelo qual se adquire o plano que melhor atende às suas necessidades, utilizando à vontade os serviços ofertados.

Novo Majô Beauty Club 2
Quem marcou presença na festa de inauguração do novo Beauty Club para prestigiar o franqueado local, o empresário Gerson Ferreira, foi a dona da marca, a empreendedora goiana Cláudia Vobeto. A Majô Beauty Club do São Luís Shopping é a terceira unidade na Capital. As outras lojas ficam localizadas no Mac Center e no Golden Shopping Calhau. Vale destacar que ao longo de 2019, a Majô Beauty Club investiu mais de R$ 1 milhão em inovação, que envolveu tecnologia e o lançamento de 27 produtos químicos e cosméticos.

Workshop Empresarial e Contábil
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza na próxima terça-feira, o Workshop Empresarial e Contábil “Documentação e procedimentos para obtenção de crédito junto ao Banco do Nordeste”, que tem como objetivo esclarecer aos empreendedores sobre os caminhos para obtenção das várias linhas de financiamento disponíveis junto à instituição financeira. Na ocasião, gerentes do BNB realizarão um treinamento com os empresários e contadores acerca do check-list da documentação necessária e todos os procedimentos de tramitação do pedido de crédito na instituição financeira.

Grande festa em Brasília
O desembargador federal Ney Bello Filho reúne a família em Brasília, hoje, para comemorar os 80 anos de seu pai Ney de Barros Bello, figura humana admirável e por quem este Repórter PH tem a mais alta estima e consideração.

Para escrever na pedra:
“O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções”.
De Martha Medeiros, escritora gaúcha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.