Mundial de Clubes

Mundial começa com Brasil querendo ser protagonista

Competição começa nesta quarta-feira (11) e os grandes destaques são Liverpool, da Inglaterra, e o Flamengo, o atual campeão brasileiro e da Libertadores

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Mundial de Clubes da Fifa começa, em Doha, no Catar, e Liverpool e Flamengo são favoritos
O Mundial de Clubes da Fifa começa, em Doha, no Catar, e Liverpool e Flamengo são favoritos (MUNDIAL DE CLUBES )

SÃO PAULO - O Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quarta-feira tendo o Catar como casa. O Al-Sadd, time da casa, encara o modesto Hienghène Sport, da Nova Caledônia, campeão da Oceania. Porém, os grandes destaques são o Liverpool da Inglaterra e o representante sul-americano, o Flamengo. O Brasil volta ao torneio pela primeira vez depois de muitos anos com, para muitos especialistas, chances reais de ser campeão. Isso porque o Rubro-Negro, dirigido pelo técnico português Jorge Jesus, tem se aproximado ao que melhor se exige no futebol europeu. O primeiro jogo, nesta quarta, será, às 11h, entre Al Sadd e Hienghène Sport.

Desde que o Corinthians derrotou o Chelsea na final de 2012 que o futebol brasileiro não chega com tão boas condições. Isso porque o Atlético-MG foi muito mal em 2013, caindo nas semifinais, e o Grêmio de 2017 não dava pinta de que poderia superar o Real Madrid, o que de fato não aconteceu. Além de Flamengo, Liverpool, Al-Sadd, Hienghène Sport, disputam o Mundial o Al Hilal, da Arábia Saudita, campeão da Ásia, o Esperance da Tunísia, campeão africano, e o campeão da Concacaf, o Monterrey do México.

Os participantes

FLAMENGO

Jorge Jesus mudou a forma de o Flamengo jogar futebol e o Brasil se abre para as inovações de treinadores estrangeiros de uma maneira que nunca se viu. Porém, seria injusto colocar apenas na conta do português os louros bem momento do time. A equipe tem grandes nomes do futebol brasileiro que voltaram recentemente da Europa, como o goleiro Diego Alves e os laterais Rafinha e Filipe Luís. Gerson conseguiu dar equilíbrio a um meio-de-campo com a criatividade do uruguaio De Arrascaeta e de Everton Ribeiro. Porém, a principal esperança está em uma dupla infernal: Bruno Henrique e Gabigol.

TIME-BASE: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol - Técnico: Jorge Jesus

LIVERPOOL

Juergen Klopp é a grande explicação do sucesso do Liverpool, que ganhou a Liga dos Campeões da Europa em uma final inglesa com o Tottenham. O treinador alemão, apontado como um dos melhores do mundo, consegue tirar o máximo de seus jogadores.
O favoritismo é inevitável, afinal de contas, o líder do Campeonato Inglês tem esbanjado um futebol envolvente nos últimos anos. O goleiro Alisson é a segurança do time no setor defensivo. Porém, o que mais faz a torcida estar confiante é o poderoso trio ofensivo composto por Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah. Porém, o time perdeu o volante brasileiro Fabinho, que rompeu os ligamentos do tornozelo direito.

TIME-BASE: Alisson, Trent Alexander-Arnold, Virgil Van Dijk, Dejan Lovren e Andy Robertson; Jordan Henderson, Georginio Wijnaldum e Alex Oxlade Chamberlain; Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah - Técnico: Juergen Klopp

MONTERREY

O Monterrey do México ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf em uma final caseira com o Tigres. Na visão de jornalistas internacionais, trata-se do time que pode surpreender Liverpool e Flamengo no torneio. "Nós vamos pensar em dar um passo de cada vez. Não podemos falar em Liverpool ou Flamengo se não chegamos nem nas semifinais", procurou acalmar o técnico Antonio Mohamed.

Antonio Mohamed conta em seu elenco com jogadores qualificados, porém, a dupla de ataque, composta por Dorlan Pabón e Rogelio Funes Mori, chama muita atenção.
TIME-BASE: Marcelo Barovero, Stefan Medina, Nicolás Sánchez, Miguel Layun e Jesus Gallardo; Maximiliano Meza, Celso Ortiz, Carlos Rodríguez e Rodolfo Pizarro; Dorlan Pabón e Rogelio Funes Mori - Técnico: Antonio Mohamed

AL HILAL

O Al Hila da Arábia Saudita fez uma grande Copa da Liga da Ásia e derrotou com autoridade na decisão o Urawa Reds do Japão. O técnico romeno Razvan Lucescu conseguiu impor um estilo de forte marcação sem a posse de bola, mas com ataque em bloco quando a mesma é recuperada.
"Nós conseguimos encontrar equilíbrio entre os setores e isso que faz deste time um verdadeiro sucesso", disse Razvan Lucescu.

O Al Hilal tem como seu grande destaque o centroavante francês Bafétimbi Gomis, artilheiro da Liga da Àsia com 11 gols. O volante colombiano Gustavo Cuéllar, que recentemente deixou o Flamengo, garante a marcação no meio-de-campo, que conta com o meia brasileiro Carlos Eduardo.

TIME-BASE : AL HILAL: Abdullah Almuaiouf, Mohammed Alburayk, Ali Albulayhi, Jang Hyunsoo e Yasser Alshahrani; Gustavo Cuéllar, Sebastian Giovinco, Carlos Eduardo e Salem Al-Dawsari; André Carrillo e Bafétimbi Gomis
Técnico: Razvan Lucescu

ESPÉRANCE

O Espérance da Tunísia é o representante da África no Mundial de Clubes da Fifa. Ele conquistou a Liga dos Campeões do continente sob o comando do técnico Mouine Chaabani, identificado com o clube que defendeu nos tempos de jogador. Esta será a segunda vez seguida que o Espérance chega ao torneio, sonhando em surpreender. "Nós podemos mostrar um futebol que agrade, porém, sabemos que precisamos, para isso, apresentar um futebol alegre, que é o que se espera dos representantes africanos", analisou o treinador.

A estrela da companhia é o artilheiro Anice Badri, que representou a seleção da Tunísia na Copa do Mundo da Rússia. Ele forma um trio perigoso com Taha Yassine Khenissi e Youcef Belaili

TIME-BASE: Moez Ben Cherifia, Sameh Derbali, Iheb Mbarki, Khalil Chemmam e Raed Fadaa; Ali Ben Romdhan, Fousseny Coulibaly e Fedi Ben Choug; Taha Yassine Khenissi, Anice Badri e Youcef Belaili
Técnico: Mouine Chaabani

HIENGHÈNE SPORT
Quando Felix Tagawa, nascido no Taiti, assumiu o comando do Hienghène Sport, todos poderiam esperar algo de bom. Afinal de contas, ele foi um dos maiores jogadores da história da Oceania. E de fato isso acontece com a conquista da Liga dos Campeões da Oceania. O time, que usa uma camisa bem parecida com a da seleção da Argentina, é o mais modesto do Mundial, porém, seu treinador ver chegar ao torneio como uma vitória.

"Ninguém imaginava um time da Nova Caledônia em um Mundial de Clubes e nós estamos aqui, mostrando que existe bom futebol na Oceania. Vamos enfrentar times com grandes investimentos, porém, estamos felizes e vamos colocar esta alegria em campo", disse Felix.

A estrela da companhia é o artilheiro Bertrand Kai.

TIME-BASE: Rocky Nyikeine, Williams Yentao, Bruno Hyanem, Roy Kayara e Yvannoe Bamy; Jordan Dinet, Camargo Dos Santos, Geordy Gony e Miguel Kayara; Amy Antoine Roine e Bertrand Kai

Técnico: Felix Tagawa

AL-SADD
O Al-Sadd participa do Mundial de Clubes por ser o representante do Catar, país anfitrião. Porém, sua participação gera grande curiosidade, pois ele é liderado pelo ex-craque espanhol Xavi Hernández. O bom funcionamento do time passa por dois sul-coreanos que dão ritmo ao meio-de-campo. Nam Tae-Hee e Jung Woo-Young ajudam a municiar um ataque que conta com o oportunismo do argelino Baghdad Bounedjah. O time é bem competitivo, pois tem a base da seleção do Catar que conquistou a Copa da Ásia este ano.

TIME-BASE: Saad Al-Shaib, Pedro Miguel, Tarek Salman, Abdul Karim Hassan e Boualem Khoukhi; Salem Al-Hajri, Nam Tae-Hee e Jung Woo-Young; Hassan Al-Haidus, Akram Afif e Baghdad Bounedjah
Técnico: Xavi Hernández

TÍTULOS POR CONTINENTE:

Europa:31
América do Sul:25

TÍTULOS POR PAÍS:

ESPANHA:11
BRASIL:10
ARGENTINA:9
ITÁLIA:9
URUGUAI:6
ALEMANHA:4
HOLANDA:3
PORTUGAL:2
INGLATERRA:2
IUGOSLÁVIA:1
PARAGUAI:1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.