NATAL

Papai Noel dos Correios inicia a entrega de presentes em São Luís

Primeira instituição a receber os presentes foi a UEB Santa Maria, no Maracanã; na capital, mais de 1.500 crianças serão beneficiadas

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A distribuição de presentes, feita pelo Papai Noel, e a felicidade da criançada com seus presentes
A distribuição de presentes, feita pelo Papai Noel, e a felicidade da criançada com seus presentes

O Bom Velhinho chegou mais cedo na Unidade de Educação Básica (UEB) Santa Maria, localizada no bairro Maracanã, zona rural de São Luís. A escola, apadrinhada pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA), foi a primeira instituição a receber os presentes da Campanha Papai Noel dos Correios, que iniciou a entrega na manhã de ontem, 9. Até sexta-feira, 13, cerca de 1.500 crianças serão beneficiadas somente na capital. No Maranhão, a expectativa é de que a campanha alcance 5 mil crianças.

Os brinquedos, doados por funcionários que compõem o MPT-MA à Campanha Papai Noel dos Correis, chegaram ontem ao seu destino, meninos e meninas de 3 a 6 anos da UEB Santa Maria, no Maracanã. Os presentes atenderam aos pedidos feitos pelas próprias crianças, por meio de cartas escritas com o auxílio das professoras, mas que, ainda assim, repassaram a essência da infância aos padrinhos, por meio de desenhos feitos pelos pequenos, para ilustrar o que foi descrito em palavras, como contou a diretora da instituição, Leda Maria Lisboa.

“Esse é um momento ímpar, principalmente para as crianças. Elas estavam ansiosíssimas pela chegada deste dia, desde quando comunicamos que fomos selecionados. Cada etapa é muito especial, desde o anúncio, a escrita da carta e agora, a entrega dos presentes que eles tanto esperavam e nos perguntavam o tempo inteiro ‘quando o Papai Noel vai chegar?’. Para nós, é uma alegria muito grande, é indescritível”, contou a diretora da instituição que, pelo terceiro ano, participa da campanha.

[e-s001]O MPT-MA é padrinho da campanha desde 2012 e, ao longo dos oito anos de parceria, já presenteou cerca de 1.200 crianças de comunidades carentes da capital. Para o procurador do trabalho, Maurel Mamede Selares, a participação do órgão é muito mais que uma mobilização de Natal, mas uma forma de levar o MPT às escolas e, assim, informar e conscientizar crianças e educadores sobre os malefícios do trabalho infantil, um dos problemas sociais combatidos pelo órgão.

“É uma honra e um prazer fazer isso todo ano. Nós consideramos que esta é a forma de fecharmos o ano com chave de outro, porque uma das nossas bandeiras é, justamente, o combate ao trabalho infantil e vir até aqui, mostrar a elas que criança tem que estudar, brincar, ter momentos de lazer e não trabalhar, porque é isso que contribui para o crescimento delas, é um reforço e tanto para a nossa atuação”, declarou.

A gratidão estampada em cada sorriso, ao receber o presente entregue, pessoalmente, pelo Papai Noel, dá significado e entusiasmo aos profissionais que se desdobram para organizar e pôr em prática o projeto. De acordo com o coordenador da campanha, Sebastião Silva Santos, o resultado é recompensador e emocionante.

“Deus toca no nosso coração, a gente se emociona, se sensibiliza, vendo essa fraternidade que deveria acontece durante o ano todo. Para nós, é muito gratificante e motivador poder tirar o sonho dessas crianças do papel, tornando-os realidade. Nesses 30 anos dessa campanha maravilhosa que os Correios vêm abraçando, transborda em nossos corações uma infinidade de sentimentos, alegria, amor e faz tudo valer a pena. E hoje é só o começo, estamos preparados para, até sexta-feira, realizarmos o encerramento da campanha e levar felicidade a todas as crianças que confiaram seus pedidos a nós”, frisou, emocionado, o coordenador.

[e-s001]Além dos padrinhos e organizadores, quem saiu realmente satisfeito foi a garotada. Com os desejos atendidos e os presentes em mãos, a alegria tomou conta do espaço e do rosto de cada menino e menina da UEB Santa Maria, como expressou a pequena Sofia Silva, de 5 anos, enquanto mostrava seus novos brinquedos. “Eu ganhei um monte de coisa para brincar. Gostei muito do meu presente, é lindo”.

Além de Sofia e seus colegas de sala, outras 1.400 crianças, aproximadamente, serão presenteadas nesta edição da Campanha Papai Noel dos Correios em São Luís. As entregas serão realizadas ao longo da semana, no período matutino e vespertino, em todas as instituições participantes do projeto. Na tarde de ontem, a equipe foi até a UEB Orquídea Santos, na Vila Bacanga, apadrinhada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

[e-s001]SELO DE NATAL

Além da entrega dos presentes, foi realizado, ontem, 9, na sede do Ministério Público do Trabalho, no Calhau, o lançamento do Selo de Natal 2019. A emissão de Natal é a mais tradicional do país, realizada pelos Correios ininterruptamente desde 1966. Em 2019, a Campanha Papai Noel dos Correios completa 30 anos como a maior ação social natalina do país e, para comemorar a marca histórica, os Correios lançaram também a série filatélica “Natal 2019”, cujo tema é justamente uma criança entregando uma carta para o Papai Noel, símbolo da campanha.

A arte é de Giana Pundek Tenius. O cenário natalino, representado pela estrela, a guirlanda, o pinheirinho e o número da casa, tem como figura central a menininha levando uma carta endereçada ao Papai Noel. Sua imagem representa a parte inocente, sem travas, livre e bondosa que cada pessoa carrega em si, de onde podemos recuperar nossos mais sinceros desejos. A ideia dessa arte é dizer que uma realidade pode vir de um sonho, de uma intenção, e que os Correios, como instituição tricentenária, participa desse momento.

A carta é a “mensageira” que afirma a possibilidade de serem materializados nossos sonhos na transcrição para o papel. O cachorro representa a fidelidade e a amizade. As sombras projetadas no muro sugerem valores universais, como amor, união e paz, simbolizados, respectivamente, pelo coração, pela família e por uma pequena pomba. Foram usadas as técnicas de aquarela e computação gráfica.

A CAMPANHA

A Campanha Papai Noel dos Correios foi lançada em São Luís no dia 7 de novembro. Em um mês, milhares de pessoas compareceram às agências dos Correios da Praça João Lisboa e do Shopping do Automóvel para realizar o sonho de uma criança. Na capital, a campanha teve a parceria institucional da Fapead, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Colégio COC, TJ-MA, IFMA, Ministério Público do Trabalho e TV Universitária, que promoveram campanhas internas de adoção de cartinhas.

CRONOGRAMA

Entregas do Papai Noel dos correios
Grande São Luís

Dia 10/dez
10h

Escola: UEB Moranguinho (Padrinho: TJ-MA)
Endereço: Rua 1º de maio, 251 – Monte Castelo
15h
Escola: UEB Antonio Lopes (Padrinho: Procuradoria-Geral de Justiça)
Endereço: Rua da Saúde, 244 – Centro

Dia 11/dez
8h30

Escola: UEB Araripina de Alencar Fecury (Padrinho: Fapead)
Endereço: Rua Dep. João Henrique, 100 – Bairro de Fatima
15h
Escola: UEB Elizabeth Fecury (Padrinho: Defensoria Pública do Maranhão)
Endereço: Rua do comércio, 12 – Vila Isabel

Dia 12/dez
15h

Escola: UEB Euzuila Abreu (Padrinhos: COC e TV UFMA)
Endereço: Av. São Luís Rei de França – Turu

Dia 13/dez
16h

Escola: União dos Moradores do Pau Deitado (Padrinho: Sociedade)
Endereço: Rua da Felicidade, 47 – Pau Deitado, Paço do Lumiar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.