Forró

Ao som da sanfona

Tributo ao Rei do Baião, evento que homenageia Luiz Gonzaga, será realizado sábado, na Batuque Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Flávio José é uma das atrações da festa
Flávio José é uma das atrações da festa (Flávio José)

São Luís - Este ano ocorre a 15ª edição do Tributo ao Rei do Baião. O evento, que homenageia Luiz Gonzaga, reúne amantes do forró pé de serra em uma grande festa que integra o calendário cultural da cidade por ser representante do ritmo nordestino no Maranhão. O encontro será neste sábado, às 17h, na Batuque Brasil (Cohama) com show de Flávio José e grupos maranhenses.

Tradicionalmente o Tributo ao rei do Baião corre no primeiro sábado do último mês do ano, fazendo referência ao nascimento Luiz Gonzaga, em 13 de dezembro de 1912. Neste dia também é o celebrado o Dia Nacional do Forró. Para os organizadores, o tributo abre, oficialmente, as comemorações do nascimento do Rei do Baião, que cantou quase tudo do Nordeste.
No Tributo de 2019 a grande atração será Flávio José, sanfoneiro e intérprete reconhecido entre os forrozeiros tradicionais. Entre seus principais sucessos estão "Caboclo Sonhador", "Tareco e Mariola" e "Caia por cima de mim". Forrozeiro com estilo personalíssimo de interpretar, Flávio José consegue manter-se autêntico e atemporal, trazendo músicas com arranjos simples e diretos.

Com mais de 20 discos lançados, o forrozeiro é reconhecido pela voz afinada e límpida, dotes que lhe permitem cantar sem esforço, percorrendo de maneira confortável as melodias, com a mesma naturalidade com que manipula as notas do acordeon.

O Tributo ao Rei do Baião prima pelo forró pé de serra autêntico e o evento costuma reunir centenas de pessoas que se juntam para apreciar o toque da zabumba, triângulo e sanfona. Nomes como Fagner, Lucy Alves, Santana, Trio Nordestino, Cezinha do Acordeon, Alcimar Monteiro e Lázaro do Piauí, Joquinha Gonzaga, já se apresentaram no tributo.

Serviço

O quê

Tributo ao Rei do Baião

Quando

Sábado, às 17h

Onde

Batuque Brasil, Cohama

Ingressos

R$ 30,00. À venda no restaurante Picuí Tábua de Carne (Cohama); comercial São Patrício (Centro), em frente à Igreja da Sé; e Mercearia do João (Centro), na Rua do Machado, esquina com a Rua do Ribeirão e no Zezinho Marabox (cohatrac).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.