Literatura

Cotidiano registrado em crônicas

Livro "Conversando sobre a Ordem e outros assuntos", de Luís Augusto Guterres, será lançado hoje, às 19h, na sala de exposições do Sesc, no Edifício da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Autor reuniu crônicas publicadas em O Estado
Autor reuniu crônicas publicadas em O Estado (Luis Guterres)

São Luís -Uma coletânea de crônicas é o que apresenta o livro “Conversando sobre a Ordem e outros assuntos”, de autoria do advogado Luís Augusto Guterres, a ser lançado hoje, às 19h, na sala de exposições do Sesc, no Edifício Fecomércio, na Avenida dos Holandeses. Alguns dos textos, um total de 28, foram publicados no jornal O Estado. O autor contou, também, em algumas das crônicas, com a parceria de escritores como Daniel Blume, Misael Rocha, Carlos Helder Mendes, Alexandre Fragoso e Jobert Salgado.

“Os textos foram escritos entre os anos de 2016 e 2018, mesmo período em que estive na função de conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que me inspirou para o título deste livro”, disse Luís Augusto Guterres, acrescentando que a renda obtida com a venda dos livros será revertida para a Igreja Católica São Paulo Apóstolo.

A obra não trata apenas de temas jurídicos. De leitura leve, aborda muitas outras questões da vida cotidiana, conforme escreve, no prefácio, o também advogado José Antônio Almeida, presidente honorário vitalício da OAB/MA. “O autor visitou outros temas, jurídicos ou não, conseguindo expor com rara felicidade seu ponto de vista, inclusive não se furtando de abordar temas polêmicos, como o flagelo penitenciário, ou a conduta de servidores públicos, transformados em celebridades por integrarem a força-tarefa encarregada da Operação Lava Jato, como no artigo intitulado ‘Impessoalidade e Discrição’, antecipando, em 2017, condutas que só agora, viriam a se tornar conhecidas do grande público”.

José Antônio Almeida completa: “E há textos que revelam não mais o advogado, e sim o poeta e/ou crítico literário Guterres, quando aborda as recentes contribuições de maranhenses às letras jurídicas, com a publicação de vários livros na nossa Athenas Brasileira, ou quando emotivo, recorda a nossa velha Faculdade de Direito (‘Um Prédio na Rua do Sol’), ou na última crônica, escrita em parceria com Jobert Salgado, atual presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha; proclama a necessidade de ‘Amar O Mar’”, diz Almeida.

Em alguns textos, o autor discorre sobre temas relevantes e contemporâneos, como “Compliance na OAB” e “Desarmamento Civil”. Escritor somente nas horas vagas, pois a maioria do seu tempo é dedicado ao exercício ativo da advocacia há 42 anos, Guterres confessa que sempre foi um leitor voraz e o ofício da escrita, de registrar em textos seus pensamentos, inquietudes e impressões, é quase inevitável.

O autor tem como inspirações maranhenses que se destacam nas letras, como o escritor e amigo pessoal Joaquim Itapary, para o qual ele dedicou esse quarto livro, descrevendo-o como “lume e farol da literatura e erudição maranhense”. Na poesia, Guterres admira a vasta e rica produção do poeta Luís Augusto Cassas. Autor de diversas publicações literárias, Luís Augusto Guterres já lançou três livros anteriores: “As 7 Estações da Vida” em 1995; “Manual de Defesa e Assistência do Advogado”, de 2005, e “A Angústia da Profissão”, de 2006. O autor coleciona ainda mais de 80 títulos escritos, entre obras literárias e artigos, jurídicos ou não. l.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Conversando sobre a Ordem e Outros Assuntos”, do advogado e escritor Luís Augusto Guterres

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Sala de exposições do Sesc, no Edifício da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses

Evento livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.