I JILUDIC

Jogos Inclusivos Ludic estão com inscrições abertas em SL

Projeto, que será realizado em janeiro, se propõe a desenvolver atividades físicas e treinamento do esporte adaptado em ambiente acessível e seguro para pessoas com deficiências

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Desfile Fashion Inclusivo é uma das ações realizadas pelo Projeto Ludic na capital maranhense
Desfile Fashion Inclusivo é uma das ações realizadas pelo Projeto Ludic na capital maranhense (Ludic)

O Projeto Ludic, coordenado pela terapeuta ocupacional Rôse Cristina Bello, está com inscrições abertas para a primeira edição dos Jogos Inclusivos Ludic (I JILUDIC), que serão realizados dia 25 de janeiro de 2020. Os interessados podem se inscrever pelo email projetoludic@gmail.com, mediante a doação de um pacote de fralda descartável tamanho XG para atendimento de crianças com deficiência.

Com o apoio de parceiros, o I JILUDIC se propõe a realizar jogos inclusivos, além de resgatar brincadeiras populares, desenvolver atividades físicas e treinamento do esporte adaptado em ambiente acessível e seguro para pessoas com deficiência física, motora, auditiva, visual e mental.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas de políticas públicas que o afetem.

A programação dos jogos consiste na oferta de modalidades esportivas, tais como futsal com crianças down, autistas e vôlei com crianças com paralisia cerebral e síndromes, além de brincadeiras antigas. Também haverá partida de futebol entre os pais das crianças e funcionários da Farmácias Garrido.

O esporte adaptado é uma maneira de oferecer oportunidades as pessoas com necessidades especiais de conhecer suas possibilidades e vencer os seus limites, requerendo um ambiente acessível, que promova a inclusão e a valorização das diferenças. Serão realizadas avaliações físicas dos participantes dos jogos pelo profissional de Educação Física e voluntário do projeto, George Bello.

“O Ludic acredita que com essa ação, dentre outras que realizamos, podemos ajudar a amplia a capacidade de viver mais e com mais dignidade, caminhando efetivamente para a construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite a todos a igualdade de oportunidades”, ressalta Rôse Cristina Bello, terapeuta ocupacional e coordenadora do Projeto Ludic.

A função do terapeuta ocupacional está focada na prevenção e na promoção da saúde, prevenindo incapacidades, melhorando, mantendo ou restabelecendo um maior nível de funcionalidade em pessoas acometidas por doenças agudas e/ou crônicas, com disfunções físicas, pessoas com necessidades especiais, transtornos psicossociais, doença mental, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades de aprendizagem.

“O nosso trabalho também consiste na avaliação das necessidades do usuário, no que diz respeito a suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais; na avaliação e aceitação do usuário, quanto ao uso da adaptação no ambiente que será utilizada; na orientação sobre o uso adequado do recurso proposto para o individuo e as pessoas envolvidas”, observa Rôse Cristina Bello.

APOIO AO PROJETO

A primeira edição dos Jogos Inclusivos Ludic (I JILUDIC), organizados pelo Projeto Ludics conta com o apoio das Clínicas UP Desenvolver, Le Petit e Estimular, além da Garrido Farmácia de Manipulação e da Q-BALL.

PROGRAMAÇÃO
Quando:
25 de janeiro de 2020
Onde: Q-BALL (Vinhais)
Horário: a partir das 14h
1 – Cerimônia de Abertura
2 – Modalidades:
Futsal com crianças down, autistas
Volei com crianças com paralisia cerebral e síndromes
Brincadeiras antigas
3 - Encerramento (jogo de futebol com os pais do projeto x Funcionários Garrido

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.