Música

Clipe de Patativa retrata as rodas de samba e ruas de São Luís

"Sou de Pouca Fala" é uma animação e marca a música de trabalho do álbum homônimo da compositora e sambista maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Patativa tem dois discos gravados
Patativa tem dois discos gravados (Patativa)

São Luís - A sambista maranhense Patativa lançou seu segundo disco, “Sou de Pouca Fala”, há dois meses e, recentemente, a faixa que dá nome ao disco também foi escolhida para um clipe, que também funciona como lyric video, criado em animação por Marcos Faria. Com roteiro de Faria e Zeca Baleiro, o clipe está disponível no youtube e retrata as ruas e as rodas de samba de São Luís, entre outras referências de Patativa. Veja o clipe clicando no link abaixo.

Apesar de se dizer sambista, Patativa é uma compositora versátil, que compõe em vários gêneros. Neste novo álbum ela traz cacuriá ("Pega Maum", com participação de Rosa Reis e Camila Reis), mina ("No Pé da Minha Roseira") e xote ("Não Faço Nada sem Poder", no qual divide os vocais com Zeca Baleiro).

A artista de 82 anos costuma chamar suas criações de "sambas de bêbado", por serem curtos e fáceis de aprender. Autora de mais de 100 composições, perdeu na informalidade muitas de suas criações. Agora outra parte da obra fica registrada, se somando ao disco de estreia “Ninguém é melhor do que eu”, lançado também pela Saravá Discos. Gravado em São Luís, “Sou de Pouca Fala” tem arranjos e direção musical de Luís Junior Maranhão, que divide a produção do álbum com Zeca Baleiro. O álbum é um lançamento Saravá Discos, com distribuição digital da OneRPM.

Patativa

A compositora Maria do Socorro Silva ganhou o apelido de Patativa “ainda bem novinha”, como ela mesmo conta. Um amigo disse que ela parecia o pássaro, que gostava de cantar noite e dia. A princípio ela se zangou mas a alcunha acabou pegando.

Natural de Pedreiras, no interior do Maranhão, mesma cidade natal de João do Vale, a fama de Patativa corre longe. Tem muitos sambas conhecidos e cantados a plenos pulmões em rodas informais em feiras e bares da cidade de São Luís, para onde se mudou aos 10 anos.

Veja o clipe

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.