Fé e devoção

Prossegue novena do Festejo da Conceição

Durante nove dias, os católicos se preparam para a grande festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 8 de dezembro no santuário do Monte Castelo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O ponto da festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição ocorrerá dia 8
O ponto da festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição ocorrerá dia 8 (De Jesus)

SÃO LUÍS - Até o sábado, 7, véspera do Dia de Nossa Senhora da Conceição, a comunidade do Monte Castelo, em São Luís, receberá devotos de todo o estado em quatro missas diárias (cinco aos domingos), ladainhas e reza do terço. A novena do maior festejo mariano do Maranhão foi iniciada na última sexta-feira,29, e é uma preparação para o dia 8 de dezembro, quando acontecerá o encerramento do festejo, com missa solene na Praça Maria Aragão.

Com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor”, retirado do trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 46, traz a reflexão de que a igreja, sobretudo, está em cada cristão e que todos são convidados a aprender com Maria, maior exemplo de devoção e servir para os católicos, como edificar a casa interior, ou seja, o seu lado espiritual. Neste ano, a temática do festejo é voltada a preparação espiritual para que se possa receber Nossa Senhora da Conceição, a Mãe do Nosso Salvador.

Novena
Cada dia da novena é dedicado à reflexão de uma temática específica: Dia da Paz (29/11); Dia da Juventude (30/11); Dia das Crianças (01/12); Dia das Vocações(02/12); Dia das Lideranças (03/12); Dia da Vida (04/12); Dia da Igreja (05/12); Dia do Sagrado Coração de Jesus (06/12); e Dia da Família (07/12). Ao longo dos nove dias de celebração a Nossa Senhora da Conceição, padres de diversas paróquias da Ilha de São Luís são convidados para celebrar as missas.

A tradicional reza do terço e da ladainha em honra a Nossa Senhora da Conceição começa sempre às 5h45, 11h, 16h e 19h e em seguida é celebrada a missa. As duas últimas missas do dia costumam reunir grande número de pessoas, por isso são realizadas no largo do Santuário. Aos domingos, a primeira celebração inicia às 7h e é realizada mais uma às 9h.

Na organização das celebrações, é marcante o envolvimento da comunidade.Crianças,jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passam meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas que são marcadas por apresentações teatrais e de dança.

Tradição e devoção
Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal.
No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa. Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas - 6h, 8h,10h,12h,15h, 17h e 19h no santuário, além de batizados e reza do terço.

Missa solene
O grande encerramento acontecerá com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h30, seguida de procissão até o Monte Castelo. Em 2018, cerca de 100 mil pessoas participaram da missa solene do Festejo da Conceição, que acontece na capital maranhense há 214 anos

SERVIÇO
O Que
Novena do Festejo da Conceição 2019
Quando
De 29 de novembro a 7 de dezembro, com reza do terço, seguida de ladainha e missa, às
5h45, 11h, 16h e 19h. Aos domingos, a primeira celebração inicia às 7h e é realizada
mais uma às 9h.
Onde
Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.