Publicação

Segurança pública e corrupção abordadas em livro

A Globo Livros lança "Reflexões sobre segurança pública e corrupção", nova obra do presidente do Tribunal Regional Federal (TRF2) e desembargador federal Reis Friede

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Capa do livro "Reflexões sobre segurança pública e corrupção", nova obra de Reis Friede
Capa do livro "Reflexões sobre segurança pública e corrupção", nova obra de Reis Friede (capa livro corrupção)


Rio - A Globo Livros lança "Reflexões sobre segurança pública e corrupção", nova obra de Reis Friede, desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal (TRF2). O livro consolida um conjunto de reflexões que envolvem duas grandes preocupações da atual conjuntura do país: a segurança pública e a corrupção. Sob múltiplas perspectivas em relação a essa agenda - histórica, sociológica, jurídica, cultural, econômica e política -, o autor materializa uma ampla análise, com base em profunda pesquisa e em palestras ministradas no Brasil e no exterior.
Dividida em duas partes temáticas, a obra não se limita a um único enfoque e se aprofunda nos temas. Possui estudos de caso que envolvem esses fenômenos, aplicação de conceitos, analogia de sistemas de governo e suas atitudes frente a questões como armamento, avanço de milícias, sistema prisional, insegurança, conexões criminosas, operações policiais, implicações econômicas e o cenário internacional. O desembargador propõe um panorama de assuntos essenciais para compreender pontos de fragilidade na sociedade brasileira.
De acordo com o jurista, "a primeira lição que devemos aprender é a de que não existem soluções simplistas para problemas complexos". Essa é a tônica desta obra, que se aprofunda sem deixar de ser acessível para o leitor leigo em Direito, pensando o bem-estar do cidadão, alterativas para a eliminação da cultura da corrupção e o desvio de recursos financeiros que assolam o país, impedindo a retomada do seu desenvolvimento.

Sobre o autor
Reis Friede é desembargador federal, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF2) e se dedica ao estudo do Direito há mais de 40 anos. Membro efetivo do CJF e ex-membro do Ministério Público, professor adjunto da Escola de Direito da UNIRIO, professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), professor honoris causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (Ecemar), professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Mestre e doutor em Direito Público pela UFRJ e mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, é autor de dezenas de obras jurídicas sobre política e segurança internacional, além de ter centenas de artigos publicados em veículos nacionais e estrangeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.