Mudanças

Intervenções viárias dão fluidez e segurança ao trânsito na Avenida Carlos Cunha

Nos últimos meses, Prefeitura realizou diversas ações no Jaracati visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Construção da mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi foi iniciada
Construção da mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi foi iniciada (Avenida Carlos Cunha)

Conforme havia sido acordado com moradores do Jaracati, após acidente com cinco mortes no bairro, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início à construção da mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi, no sentido bairro-Centro, na Avenida Carlos Cunha, naquele bairro.

A ação constitui a última etapa de um conjunto de medidas viárias realizadas naquele trecho visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área.

Outras mudanças significativas também foram realizadas nos últimos meses no local, destacando-se uma alteração da configuração geométrica que consistiu no fechamento do retorno no sentido bairro-Camboa, onde foi feita a retirada de uma parte do canteiro central, gerando alargamento da pista no sentido bairro-Centro e adaptação geométrica no sentido Centro-bairro. Para o titular da SMTT, Canindé Barros, "a modificação vai proporcionar a melhoria da fluidez do trecho, fundamentalmente nos horários de maior movimento de veículos".

A sinalização semafórica e as faixas de segurança de pedestres, que antes ficavam em frente à Casa da Mulher Brasileira, também passaram por alterações. Com a mudança, as faixas e o conjunto semafórico foram deslocados para o trecho em frente ao Banco do Brasil. Dotado de botoeiras, o semáforo permite que, através do mecanismo, o pedestre solicite a travessia na faixa, ao acionar o fechamento do sinal para veículos.

Além de permitir esse controle de passagem do pedestre, o conjunto semafórico também possui sincronia com os demais semáforos das proximidades, tanto no acesso à Avenida Ferreira Gullar, quanto na extensão da Avenida Carlos Cunha, na altura do Shopping São Luís. Esse sincronismo é chamado de "onda verde", recurso que ocorre quando uma série de semáforos é coordenada para permitir o fluxo contínuo de tráfego por várias interseções em uma direção principal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.