Inovação

Mirante FM na era da convergência de mídias com áudio e imagens

Emissora se renova e passa a transmitir programas que podem ser ouvidos e vistos via aplicativo; as novidades incluem ainda a reforma do estúdio, um projeto para 2020

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Comunicadores Glaydson Botelho, Clóvis Cabalau e Ismael Araújo na transmissão ao vivo do Jornal da Mira
Comunicadores Glaydson Botelho, Clóvis Cabalau e Ismael Araújo na transmissão ao vivo do Jornal da Mira (Mirante FM aplicativo)

Informação, som e imagem é o tripé da nova era na Rádio Mirante FM. Desde a semana passada, os ouvintes estão tendo acesso, via aplicativo, às imagens do estúdio onde são transmitidos os programas da grade de programação da emissora. Três modernas câmeras foram dispostas em pontos estratégicos para que os ouvintes possam acompanhar a transmissão ao vivo.

O rádio, que é uma plataforma sonora, ganha um incremento de imagem. Assim, o ouvinte pode observar tudo o que acontece no estúdio e tem a oportunidade de ver, ao vivo, os profissionais que comandam os programas. É uma nova era de convergência de mídias e uma tendência na comunicação moderna.

Segundo Evandro Costa, coordenador da Rádio Mirante FM, o projeto foi concebido a partir de um planejamento do setor de Engenharia do Grupo Mirante. A ideia é reinventar o rádio, buscando fisgar um público que, aos poucos, estava deixando de ouvi-lo, principalmente a nova geração. Agora, os programas podem ser consumidos na palma da mão, bastando baixar o aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS.

“O melhor de tudo é que a interação entre os ouvintes/telespectadores internautas com os locutores fará toda a diferença. O rádio precisava se reinventar ou ficaria obsoleto. Fizemos o teste, primeiramente, com o programa Power 96, por ser um dos campeões de interatividade. O resultado foi excelente e, agora, todos os programas estão sendo apresentados nesse formato”, informou Evandro Costa, acrescentando que, em breve, a Mirante AM se apresentará no mesmo formato.

A Mirante FM entrou, também, na era do Podcast, cujo resultado está surpreendendo. O do programa Reggae Point, por exemplo, agradou em cheio, inclusive no exterior, ao falar sobre o astro Bob Marley. De acordo com Evandro Costa, as novidades não param por aí. Em breve, o estúdio da Rádio Mirante FM ganhará uma nova cara, com uma reforma que, somada às inovações tecnológicas, farão toda a diferença em 2020. “Tudo isso pensando no público que buscamos atingir e que já está ouvindo e vendo o rádio com outros olhos”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.