Apuração

Polícia investiga assassinato de faccionado na Curva do Noventa

Luan Alexandre Silva levou mais de oito tiros, em plena manhã e, de acordo com a polícia, ele era um dos "cabeças" de bando que atua no Bequimão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Corpo de Luan Silva no local do assassinato; crime atraiu curiosos
Corpo de Luan Silva no local do assassinato; crime atraiu curiosos (Luan Alexandre Silva faccionado morto curva do 90)

São Luís - A polícia está investigando a morte de Luan Alexandre Silva, idade não revelada, ocorrida em plena manhã de terça-feira, 19, na Curva do Noventa, área do Vinhais. Segundo a polícia, a vítima era um dos líderes de uma organização criminosa, que tem como base o estado carioca, com atuação na área do Poeirão, região do Bequimão. No mês de novembro de 2017, ele havia sido preso durante um cerco policial nessa localidade e retornou ao presídio no dia 12 de junho deste ano, mas, no momento, estava solto por decisão judicial.

Ainda de acordo com a polícia, Luan Alexandre foi abordado por dois criminosos na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Vinhais. Ele ainda tentou fugir, mas acabou levando mais de oito tiros e caiu no canteiro central, nas proximidades de um supermercado, ensanguentado. Já a dupla criminosa fugiu em uma motocicleta Bros vermelha, de placa não identificada.

Uma médica, nome não revelado, que passou pelo local, tentou reanimar o baleado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestaram atendimento para a vítima, mas não resistiu os ferimentos.

No momento do tiroteio houve correria e foi instalado o clima de pânico nessa área. Alguns pontos comerciais fecharam as portas. Ao lado do corpo da vítima havia várias capsulas de munição de ponto quarenta. Os familiares de Luan Alexandre chegaram ao local, mas não quiseram falar sobre o assunto.

Uma das vias da Jerônimo de Albuquerque ficou engarrafada e o trânsito foi controlado pelos militares e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Também estiveram no local a equipe da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), que está investigando o caso.

Prisões

A polícia informou que Luan Alexandre foi preso duas vezes em menos de três anos. Uma das prisões ocorreu no dia 23 de novembro de 2017 durante um cerco policial, que tinha como foco desarticular uma organização criminosa, que estava comando o tráfico de droga e a onda de homicídio, na área do Poeirão. Em poder do detido, a polícia apreendeu arma e droga.

Ele também foi preso em cumprimento de ordem judicial no dia 12 de junho deste ano acusado de crimes de homicídio, ocorrido no ano de 2017, na Ilha, e roubo. O detido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da Radional e transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mas, no momento estava solto por ordem do Poder Judiciário.

Tenso

O clima na área do Poeirão e bairros adjacentes ficou tenso, principalmente, no período da tarde e algumas escolas da rede pública e privada suspenderam as aulas. Também nessa localidade houve barulho de foguetes e há informações que estavam sendo tocados por faccionados, mas, a Polícia Civil está investigando o caso.

Mais ocorrência

A Polícia Civil também está investigando o assassinato de Domingos de Ramos M. Sousa, de 42 anos, ocorrido durante a noite de segunda-feira, 18, no Cruzeiro de Santa Bárbara. Segundo a polícia, a vítima foi morta a tiros desferidos por faccionados.

Os militares ainda realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiram prender os acusados. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado e somente na manhã de ontem liberado para os familiares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.