Estatísticas

Acidentes de trânsito causaram a morte de 74 pessoas este ano na Ilha

Cinco pessoas morreram, em somente um dos casos, no Jaracati, em São Luís; de janeiro até o fim de novembro de 2018, aconteceram 89 óbitos

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Já são 74 mortes ocorridas em acidentes de trânsito este ano em São Luís e região metropolitana
Já são 74 mortes ocorridas em acidentes de trânsito este ano em São Luís e região metropolitana (acidente de trânsito)

Neste ano, de janeiro até o dia 16 de novembro, 74 pessoas perderam a vida nas avenidas e ruas da Região Metropolitana de São Luís, o que representa uma média de seis mortes por mês. Somente em setembro, ocorreram 14 mortes decorrentes de acidentes de trânsito na Grande Ilha. Naquele mês, aconteceram cinco óbitos apenas em uma situação, quando um veículo Corolla, conduzido por Victor Yan Barros de Araújo, atropelou moradores no Jaracati, ao perder o controle do carro, que caiu nas proximidades da Ponte Bandeira Tribuzzi.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA), somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 35 mortes no trânsito na ilha. Em agosto, ocorreram oito óbitos. Em setembro, aconteceram 14. Em outubro, novamente 8. Em novembro, até o momento, duas pessoas perderam a vida nessas situações. Os óbitos deste mês aconteceram no mesmo instante, no dia 16, por volta das 8h50, na Bob Kennedy, município de Paço do Lumiar.

Naquele dia, morreram Domingos Soriano de Paiva, de 41 anos, e Tânia Maria Sousa da Silva, 50. O casal estava em uma motocicleta, na Estrada do Araçagi, quando colidiu frontalmente em um ônibus, da linha Pirâmide. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), o motorista do coletivo realizou uma manobra indevida, no sentido de fazer um retorno proibido, perto de um elevado, o que provocou o contato com a moto.

O casal se deslocava em direção ao bairro Araçagi. Devido à força do impacto da colisão, Domingos e Tânia não resistiram, depois que caíram na pista. O motorista do ônibus fugiu do local e abandonou o veículo próximo aos corpos das vítimas.

Caso do Jaracati
Neste ano, em um dos acidentes, cinco pessoas morreram, em um fato ocorrido na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi, no Jaracati, em São Luís, no dia 8 de setembro. Dessa situação, não resistiram Carla Correa Diniz, Henrique Martins Durans Neto, Tiana Naid Alves Correa, Mauriccio Andrei Soares e Ana Lurdes Silva Matos, de 20 anos. Esta última vítima faleceu no Hospital Carlos Macieira, para onde foi transferida do Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2).

Víctor Yan conduzia um veículo Corolla sob efeito de bebida alcoólica. O carro capotou e despencou da ponte. O motorista foi apresentado no Plantão Central das Cajazeiras. Mas a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT).

Outros acidentes
Em 17 de setembro, uma idosa morreu no Vinhais, quando atravessava uma rua. A vítima tinha 75 anos, se chamava Custódia Gomes de Oliveira, que não resistiu no local. O carro envolvido era um Palio, que era dirigido por uma mulher, que foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, pois sofreu uma crise de hipertensão devido à situação.

No dia 29 de setembro, duas pessoas morreram na Avenida dos Africanos, em São Luís, como resultado de uma colisão entre uma motocicleta e um carro. A moto ficou destruída. As vítimas foram identificadas como Maria José Araújo Ataíde, de 60 anos, e Daniel Diniz Castelo, 47. Os ocupantes do outro veículo se feriram e foram encaminhados ao hospital mais próximo.

No dia 5 de outubro, durante a madrugada, João Pedro de Oliveira Lisboa, de 18 anos, morreu no Parque Vitória, município de São José de Ribamar. Ele pilotava uma motocicleta, quando perdeu o controle e caiu. Na queda, o jovem bateu a cabeça no meio-fio.

Período de 2018
De janeiro até o fim de novembro de 2018, foram registradas 89 mortes no trânsito na região metropolitana de São Luís, segundo levantamento feito pelo O Estado, a partir de dados dos relatórios da SSP/MA. No primeiro semestre deste ano, aconteceram 35 óbitos em decorrência desses acidentes na Grande Ilha. Os números foram inferiores ao mesmo período de 2018, quando ocorreram 47 óbitos nos quatro municípios da ilha.

Ações permanentes
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou que tem trabalhado intensamente com ações permanentes para levar a educação para o trânsito aos maranhenses de todas as faixas etárias, em escolas públicas e particulares, em ambientes corporativos. O órgão destacou os projetos que têm como objetivo conscientizar a população sobre um trânsito seguro e para a redução de acidentes nas cidades maranhenses.

“Outro fator importante são as ações educativas, com foco na Lei Seca, que alertam os condutores para os riscos de acidentes de trânsito causados pela perigosa mistura de álcool e direção. As ações vêm sendo realizadas, sistematicamente, na capital e nos municípios maranhenses, por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em todo o Estado”, frisou o Detran/MA.

No que diz respeito à formação do condutor, o Departamento disse que sua Controladoria realiza o acompanhamento do processo formação por Telemetria. “Esse acompanhamento inclui registro fotográfico das aulas teóricas e práticas, e registro do trajeto da aula prática via GPS. Além disso, a Controladoria também realiza a fiscalização nos Centros de Formação de Condutores (CFCs)”, assinalou o Detran/MA.

Além disso, segundo o Departamento, durante a inspeção, são observados se os instrutores e funcionários dos CFCs estão credenciados pelo Detran/MA, a estrutura física dos prédios, a acessibilidade, a presença do diretor geral ou de ensino nas autoescolas, o cumprimento das normas que regulamentam a atividade de ensino para a formação de condutores e de itens como, cadeiras, quadros para aulas, extintores de incêndio e acesso ao sistema do Detran-MA, entre outros.l

NÚMEROS

74 pessoas morreram na Grande São Luís em decorrência de acidentes de trânsito, de 1º de janeiro a 16 de novembro
35 mortes por acidentes de trânsito ocorreram somente no primeiro semestre deste ano
14 mortes aconteceram somente no mês de setembro
8 mortes aconteceram no mês de outubro
2 óbitos aconteceram em novembro, os dois no mesmo momento, no Araçagi

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.