Em busca do novo sonho!

Maranhense Ana Paula embarcará para disputa de Mundial de Handebol

Atleta, que está na Rússia, segue para o Japão na segunda-feira (18) onde jogará com as demais companheiras uma série de amistosos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Atleta quer o segundo título mundial na categoria
Atleta quer o segundo título mundial na categoria (Ana Paula)

A maranhense Ana Paula Rodrigues embarcará na próxima segunda-feira (18) da Rússia para Tóquio (JAP) com as demais parceiras de seleção brasileira para finalizar a preparação do país para o mundial de Handebol Feminino, que ocorrerá na cidade de Kumamoto (JAP) entre os dias 30 deste mês e 15 de dezembro deste ano. Campeã mundial na Sérvia, em 2013, ela se prepara para o sexto mundial de sua carreira.

De acordo com a Confederação Brasileira de Handebol Brasil (CBHd), antes dos jogos da principal competição, o Brasil jogará um torneio teste no país asiático com as participações do Japão, da França e da Eslovênia.

Além de Ana Paula – atual atleta do Rostov (RUS) – outras 17 jogadores embarcarão para o Japão. ‘Mantivemos a base das últimas convocações e competições. Por ser um evento prévio ao campeonato do mundo, é um evento importante, pois vamos jogar contra três seleções de muito nível”, disse o técnico da seleção brasileira de handebol feminino, Jorge Duenas ao site oficial da CBHd.

Ana Paula terá como concorrentes da posição de central as seguintes jogadoras: Bruna de Paula, do Fleury Loiret (FRA) e Patrícia Machado, do MKS Zaglebie Lubin (POL). A O Estado e da Rússia, Ana Paula falou sobre a expectativa do mundial. “Estou muito feliz para mais um mundial, o sexto da minha carreira. Nosso grupo é complicado, mas a gente espera conseguir uma boa classificação”, disse.

O ano de 2019 já é especial para a maranhense que conquistou, em agosto deste ano, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, disputados em Lima (PER) ao bater as argentinas na final. Ao programa Liga O Estado, gravado pós-conquista na redação de O Estado, a maranhense destacou a conquista. “É sempre importante representar o nosso país e, sem dúvida, não foi fácil. Mas nossa comissão técnica nos preparou com intensidade e conquistamos este grande resultado”, disse.

Grupo “da morte”

O Brasil caiu no chamado “grupo da morte” no Mundial. Além da Coreia do Sul, a delegação brasileira ainda enfrentará a França (campeã do mundo em 2017), a Dinamarca, a Alemanha e a Austrália. Ao todo, 24 seleções disputarão o torneio divididas em quatro grupos com seis equipes cada.

No total, apenas os três primeiros de cada grupo vão para o “Main Round” onde os resultados da primeira fase são carregados para a fase seguinte. Após o “Main”, os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais, com os vencedores fazendo a final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.