Encontro

Setor de revenda de combustíveis promove II Workshop no Maranhão

Programação contará com painéis e palestras, e propiciará discussões sobre temas da atualidade, como a verticalização do setor a reforma tributária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O setor de revenda de combustíveis maranhense, um dos maiores arrecadadores de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, contribuindo com mais de 30%, e que contribui ainda com 6 mil postos de trabalho gerados, estará reunido no II Workshop de Combustíveis do Maranhão, que acontecerá das 9h às 18h, no Blue Tree São Luís Hotel, no Calhau.

A expectativa é de grande participação dos representantes de revenda de combustíveis no Maranhão, setor que abrange 1.300 postos no estado, dos quais 130 na capital. “Reafirmamos o convite para que todos participem e saiam informados sobre temas de interesse da atividade e das perspectivas de mercado”, ressalta o presidente do Sindicato de Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA), Leopoldo Santos.

Segundo ele, o momento é propício para a discussão de pautas que estão em debate na atualidade, como a verticalização do setor a reforma tributária e a venda direta das usinas de etanol para os postos. “Teremos a possibilidade de trazer ao debate os temas que estão em destaque no cenário nacional do setor de revenda”, destaca.

Leopoldo Santos aponta hoje como um dos principais gargalos para o setor de revenda de combustíveis no estado, o elevado índice de informalidade, ou seja, postos que atuam de forma irregular, abrindo espaço para adulteração de combustíveis e sonegação de impostos. Para coibir essa prática, o presidente do Sindcombustíveis-MA ressalta a importância da intensificação das ações de fiscalização por parte dos órgãos competentes.

Nesse sentido, participam do evento, que também é uma promoção da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Procon, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto de Metrologia Legal e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq).

A programação terá início às 9h, na sexta-feira, com a presença do presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares. Em seguida será a vez do economista e jornalista George Vidor falar sobre o tema “Perspectivas Econômicas”. Ainda no período da manhã, Giselle Valdevez, profissional de Marketing com 20 anos de experiência no mercado de varejo e lojas de conveniência, falará sobre “Mercado de Conveniência”.

À tarde, a programação terá apresentação do Programa Combustível Legal, seguido do painel “Fiscalização dos Postos Revendedores”, com a participação da ANP, Procon, Sefaz, Inmeq e MPE. Após o intervalo a programação contínua com a palestra “Reforma Trabalhista”, com o advogado Klaiston Soares, coordenador do Jurídico Trabalhista da Minaspetro e da Fecombustíveis.

A programação se encerra com a palestra “A Magia de Encantar Clientes no Jeito Disney”, com Alexandre Espíndola, com mais de 20 anos de experiência em cargos de gestão de varejo e que atua com vários cursos pelo Disney Institute.

Mais

As inscrições para o I Workshop de Combustíveis do Maranhão são gratuitas e podem ser feita no local do evento, Blue Tree São Luís Hotel, ou por meio de reserva no site http://sindcombustiveis-ma.com.br/.

Números

1.300

Posto de revenda de combustíveis existem hoje em todo o estado, segundo dados do Sindcombustíveis-MA

6

Mil postos de trabalho são gerados diretamente pelo setor de revenda de combustíveis no estado do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.