Processo seletivo

Enem: primeiro dia de prova tem a menor abstenção da história

No último domingo,3, os estudantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Já no dia 10, domingo que vem, os alunos farão as provas de matemática e ciências da natureza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Conforme cronograma, o gabarito oficial do Enem será divulgado dia 13 de novembro
Conforme cronograma, o gabarito oficial do Enem será divulgado dia 13 de novembro (Agência Brasil)

BRASÍLIA - O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, realizado domingo,3, foi feito por quase 4 milhões de pessoas. Na avaliação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade, teve um grande volume de participantes e registrou apenas 23,1% de ausentes.

“Foi a mais baixa abstenção da história do Enem. Foi um Enem muito tranquilo. 376 pessoas foram eliminadas no Brasil todo. Foi tudo perfeito, funcionou tudo bem.”

Neste ano, o exame passou a ter uma nova regra. Pelo regimento, os candidatos que permitissem que seus aparelhos eletrônicos emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos, seriam eliminados.

No último domingo,3, os estudantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Já no dia 10, domingo que vem, os alunos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Divulgação dos gabaritos

Os gabaritos do Enem serão divulgado no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Desde as 18h30 de domingo, 3, os estudantes já podiam sair dos locais de prova com os Cadernos de Questões do Enem, o que ajuda na hora de conferir os gabaritos.

No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Isso por que o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, em data a ser anunciada, a partir de consulta com CPF e senha. A previsão é de que ocorra em janeiro.

De acordo com o Inep, o resultado dos participantes eliminados não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.