Encontro

Música clássica ressaltada em evento

Palestras, ensaios, masterclasses e concertos compõem a programação do Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol, que ocorre de 5 a 8 deste mês em espaços culturais da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Duo duo Capparelli-Gerling é uma das atrações do encontro
Duo duo Capparelli-Gerling é uma das atrações do encontro (duo Capparelli-Gerling)

São Luís - Com o objetivo de tornar cada vez mais acessível a educação musical para o público em geral, ocorre de terça (5) a sexta-feira (8), o Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol. Com uma programação diversificada, que inclui palestras, ensaios e masterclasses, o evento traz ainda uma série de concertos que serão apresentados no Teatro Arthur Azevedo (Centro), com entrada gratuita e retirada do ingresso na bilheteria. Além do teatro, as atividades do encontro ocorrem no Palacete Gentil Braga e no Casarão Azul (Praia Grande).

Realizado pelo Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Teatro Arthur Azevedo, o encontro pretende fomentar o estudo de instrumentos de cordas friccionadas e piano em São Luís. “Isto permite uma formação musical para estudantes e profissionais. Além disto, também estamos trazendo concertos gratuitos para a população porque entendemos que a música de concerto deve ser acessível a todos”, diz a professora Mônica Luchese Marques, do curso de Música Licenciatura da UFMA e coordenadora do encontro.

A programação contempla masterclasses (aulas coletivas) de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico e piano, ensaios de grupos, entre outras atividades. “Teremos também palestras com professore renomados, que virão para o evento, entre eles o duo Capparelli-Gerling que são grandes nomes da nossa área. Eles trarão o concerto comemorativo dos 50 anos do duo – violino e piano – com um repertório de música de câmara brasileira muito interessante”, ressalta Mônica Luchese.

Concerto

A apresentação do duo será no Teatro Arthur Azevedo na quarta-feira (6), às 19h. No dia 7, se apresenta o Grupo de Cordas Friccionadas de São Luís, também no teatro, às 19h. “A gente também quer mostrar um pouco o que está acontecendo na cidade. Em São Luís existem muitos grupos, mas a gente precisa ainda fomentar a formação de uma orquestra profissional no Maranhão, já que o estado é um dos poucos do Brasil que não tem orquestra clássica profissional”, salienta Mônica Luchese.

O encerramento será dia 8 com um concerto da orquestra que será formada durante o evento. Nos três dias serão realizados ensaios com estudantes e músicos que se juntarão para tocar um repertório no teatro. Entre as palestras destaque para a de abertura que abordará “A história da música maranhense e o legado de Leocádio Rayol”, a ser proferida no dia 5, às 18h, no Palacete Gentil Braga pelo professor doutor Alberto Dantas. Leocádio Rayol foi um importante violinista maranhense, considerado o maior do Brasil em 1894 e foi professor de violino em São Luís.

Serviço

O quê

Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol

Quando

De 5 a 8 deste mês

Onde

Teatro Arthur Azevedo, Palacete Gentil Braga e Casarão Azul (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.