Olimpíada

Letras que falam sobre superação

Redação de aluna maranhense que chegou à etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa fala sobre o bairro Vila Embratel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Raquel Nascimento é autora da redação "Vila Embratel: Terra de guerreiros"
Raquel Nascimento é autora da redação "Vila Embratel: Terra de guerreiros" (Raquel Nascimento)

São Luís - Por meio de um texto que ressalta a luta dos moradores e os valores do bairro onde mora, a estudante Raquel do Nascimento Souza, da escola estadual Centro de Ensino Professora Dayse Galvão de Sousa, localizada na Vila Embratel, teve sua redação selecionada na etapa estadual da 6ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa que este ano teve como tema “O lugar onde vivo”.

A olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A etapa estadual foi encerrada dia 11 de outubro e a redação da maranhense não passou para as próximas fases da competição.

Raquel Nascimento é aluna do terceiro ano do ensino médio e se destaca quando o assunto é texto argumentativo. “Este texto foi muito trabalhado, reescrito várias vezes por ela sob a supervisão da professora Kleoneide Maria Sousa Sérvio e minha. A Raquel se destaca na produção textual desde o ano passado, desenvolve bem os argumentos”, diz Fernanda Maciel, gestora pedagógica da escola.

Para ela, o grande diferencial do texto é o olhar da estudante sobre o bairro. “Significa muito, pois é um texto que fala sobre o bairro e de como ele é visto na sociedade. A Raquel traz um olhar diferente pro lugar onde ela vive, a partir de uma cultura de empoderamento para com o bairro, de amor mesmo”, destaca a diretora.

Leia o texto abaixo

Autor: Raquel do Nascimento Souza

Vila Embratel: Terra de guerreiros

A Vila Embratel é um bairro situado em São Luís, capital do Maranhão, que ao longo de sua história traça uma trajetória de lutas e conquistas. Apesar disso, nós moradores do bairro carregamos as marcas contínuas do preconceito por vivermos em uma periferia, o que impede que muitos conheçam o maior tesouro desse lugar, as pessoas.

A priori, preciso destacar que essa imagem preconcebida de uma zona periférica está diretamente ligada à infraestrutura deficitária e aos rastros de violência que são decorrentes de anos. Nos entanto, é preciso mudar esta realidade e continuar na busca por melhorias.

Mesmo com essas circunstâncias, a força que temos no nosso lar permite que superemos essa problemática. Sendo este lugar de batalhas desde a sua fundação, exceder as condições sócias a qual estamos inseridos faz parte da história de vida de cada morador da Vila.

Exemplo disso é a gama de profissionais com Ensino Superior e destacando-se mundo a fora oriundos deste lugar, sejam eles professores, gestores, advogados, doutores e em muitas áreas de atuação, que confirmam a educação como fonte de transformação social.

Tais modelos, certamente, fazem a nossa juventude se inspirar em um solo que mesmo árido é terreno de sonhos, visto que, muitos superam todos os dias os desafios e preconceitos de morar em um subúrbio, pois a maior semente que cultivamos é a da determinação.

Compreender isso não é considerada uma tarefa complicada para nós que moramos aqui, pois temos inúmeras razões para acreditar que podemos. Que nossos projetos de vida são passíveis, pois fazemos parte de um batalhão de guerreiros, que não se amedrontam mediante as dificuldades diárias.

Logo, o orgulho de morar em um bairro que é símbolo de força e superação é evidente. Ademais, compor este exército é uma grande responsabilidade, pois como disse um dos pioneiros da fundação de Vila Embratel, Manoel Silva Diniz (Maneco), em uma reportagem ao Jornal da Imirante, no ano de 2008, “aqui, nada foi fácil. Tudo veio com muita luta e muito esforço por parte dos moradores, mais a luta não acabou”. E Ele estava certo, pois tal qual Aristóteles proclamava, a educação até pode ter raízes amargas, mas seus frutos são doces

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.