Sucessão na ACM

Cristiano Fernandes e Magnólia Rolim prontos para comandar a ACM

Processo trará para o comando da entidade um filho de ex-presidente da Casa e a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cristiano Fernandes e Magnólia Rolim encabeçam chapa única na ACM
Cristiano Fernandes e Magnólia Rolim encabeçam chapa única na ACM (sucessão na acm)

Os empresários Cristiano Barroso Fernandes (Grupo Atlântica, Internacional Marítima e Promo 3 Eventos) e Magnólia Gomes Rolim (Grupo Magnólia) lideram a chapa única habilitada para a sucessão do empresário Felipe Mussalém no comando da Associação Comercial do Maranhão no triênio 2020 - 2022. A homologação da chapa concorrente ao pleito, que acontece no próximo dia 11 de dezembro, ocorreu na última quarta-feira, 30, pelo Conselho Superior da entidade.

Ao contrário dos dois últimos pleitos, quando houve certa polarização no processo eleitoral da ACM, desta feita o nome de Cristiano Barroso Fernandes surgiu de um processo de avaliação interna da entidade e da gestão, liderado pelo próprio presidente Mussalém e a diretoria, que entendem a importância do aprofundamento de ações, de amadurecimento e de fortalecimento da entidade e de parcerias e da própria liderança da ACM na defesa das causas do empresariado local e de seus associados.

A partir dessa avaliação, decorre o consenso também da adesão de associados e da interlocução com atores importantes no âmbito da entidade, em particular os ex-presidentes, e de um amplo espectro de conversas e debates com lideranças e empresários formadores de opinião, no sentido de construção das melhores propostas e de projetos para a entidade, processo esse liderado pelo candidato na organização da chapa concorrente, que reúne nomes de todos os segmentos empresariais integrantes do quadro de sócios da ACM.

“Cristiano Fernandes e Magnólia Rolim reúnem as condições necessárias para dirigir a ACM do ponto de vista do engajamento, da preparação, como líderes e como empresários. Trabalhamos em conjunto com a diretoria os nomes, no entendimento de que os avanços que conquistamos nas últimas gestões, na atual em particular, precisam ser amadurecidos especialmente para que a ACM, que sempre liderou a defesa dos interesses do empresariado e das causas do desenvolvimento do Maranhão, amplie sua capacidade de atuação, seu poder de influir e de contribuir na formulação de alternativas para o desenvolvimento local, para fortalecer a nossa economia e, de fato, contribua na valorização das empresas, na qualificação dos empresários, na geração aproximando empresas e empresários, que são os grandes motores do desenvolvimento, das oportunidades que o Maranhão oferece. Estou certo de que sob o comando dos dois a ACM dará passos ainda mais efetivos em sua construção, que já dura 165 anos”, avalia Felipe Mussalém.

Juntos Mais Fortes
Cristiano Barroso Fernandes é administrador de empresas, com pós graduação em Gestão Empresarial e mestre em Gestão de Empresas, atuando no Grupo Atlântica, Internacional Marítima e Promo 3 Eventos desde os 16 anos, tendo iniciado como menor aprendiz. Na atual gestão da entidade, Cristiano Fernandes ocupa a vice-presidência para Assuntos do Comércio, encabeçando projetos importantes como o Circuito Maranhão Business.

Com a chegada ao comando da entidade, o jovem empresário repetirá um momento particular na história recente da ACM – a ascensão à presidência do filho de um ex-presidente (o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que dirigiu a ACM de 2001 a 2004). O fato havia acontecido na história recente com Haroldo Cavalcanti pai (1977 a 1982) e Haroldo Cavalcanti Jr (2009-2011).

Já Magnólia Rolim é filha do empresário João Rolim e junto com o pai comanda os negócios da família. Ela, que na gestão de Felipe Mussalém atua como vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária, dirigiu o Conselho da Mulher Empresária, também inscreve-se na história da ACM sendo a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da entidade, que, dentre as cinco mais antigas do país, foi a primeira a ser comandada por uma mulher, a empresária Luzia Rezende (2013-2016).

“Recebi com muita honra essa designação por tudo o que ela representa e acrescenta à biografia de um empresário. E o aceitei após ouvir os ex-presidentes da Casa, a diretoria e meus familiares. Teremos pela frente um desafio grandioso que é trabalhar para fortalecer e tornar ainda mais representativa uma entidade que já é referência e que nos últimos anos tem tido avanços significativos, assumindo a liderança da representatividade empresarial quando necessário, pautada sempre no diálogo, no consenso e no respeito, de forma propositiva e madura”, frisa Cristiano Fernandes.

“E esse trabalho aliado a um conjunto de ações que impactam diretamente o empresário, nosso associado, motivo da existência da ACM, postura essa que precisamos consolidar, buscando e liderando uma articulação cada vez mais forte com as outras entidades, com as institucionalidades, poderes públicos, no desafio de construirmos o ambiente que realmente favoreça o desenvolvimento do estado, de forma harmônica e sustentável, com respeito e valorização da atividade produtiva e dos empresários. Sem dúvida, um grande desafio que exige engajamento, trabalho e atitude. Junto com Magnólia e esse grupo que formamos, queremos dar a nossa contribuição nesse ciclo que se iniciará após a gestão exitosa do Felipe Mussalém”, acrescentou o candidato.

Lembrando que, pelo calendário eleitoral da entidade, após a homologação da chapa, o próximo passo é a publicação do edital de convocação do pleito, que acontece no dia 11 de dezembro, de 8h às 18h, na sede da ACM. Podem votar, associados em situação regular junto à entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.